TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Trabalhos Selecionados

Monografias: Resumo De Trabalhos Selecionados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  6.915 Palavras (28 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 28

Resumos Trabalhos selecionados

Resumo

Abstract

A avaliação do envelhecimento fácil relacionados ao tabagismo em mulheres acima de quarenta anos

Juliana Aparecida de Almeida Chaves Piva, Moser II

CBES

Introdução: O tabagismo responde por diversas doenças crônicas e pelo envelhecimento da pele. Objetivos: Este trabalho tem o objetivo de verificar o envelhecimento relacionado ao tabagismo em face de mulheres, conhecer a composição do tabaco seus efeitos sobre o organismo e apontar as alterações relacionadas ao envelhecimento. Metodologia: O estudo baseou-se em três questões retiradas de um questionário: Você fuma? O que mais lhe incomoda na face?E uma questão que correlaciona o sentimento da entrevistada frente a sua imagem no espelho, antes e após os 40, o seu sentimento quando pensa em envelhecer e como se sentiria se ganhasse um tratamento estético. O questionário foi aplicado em seis estados brasileiros, a 3327 mulheres acima dos quarenta anos. Resultados: A amostra era constituída por 19, 1% de fumantes e 74,3% de não fumantes. E no Brasil é crescente o número de mulheres fumantes e as mulheres da região sul do país fumam mais se comparadas a outros estados. Conclusões: O fumo influencia e acelera o envelhecimento cutâneo, pois promove diminuição da síntese de colágeno, e maior perda trans-epidérmica de água. As alterações ocorridas na pele, e em particular na face, podem ser um incentivo a mais no que diz respeito a abandonar o hábito de fumar.

Comparação do desconforto sensorial durante a estimulação com correntes de baixa e média frequência

Luciane Machado Alves, Liebane RE

UNIFESP, UNICID

Introdução: A estimulação elétrica neuromuscular é uma estratégia clínica para aumento da performance muscular. Sabe-se que um dos principais fatores limitantes da estimulação elétrica para aumento de força é o desconforto causado pelas correntes utilizadas. Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar o nível de desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral. Metodologia: Participaram do estudo 45 voluntárias saudáveis com idade entre 18 e 30 anos. Todas as voluntárias foram submetidas à estimulação elétrica com correntes de Baixa e Média Freqüência. A análise do desconforto sensorial foi feita por meio de uma Escala Visual Analógica (EVA). Resultados: Os resultados revelaram um valor médio de 6,1 para o desconforto sensorial na estimulação de Baixa Freqüência (BF) e de 6,4 para a estimulação de Média Freqüência (MF), não havendo diferença estatisticamente significante entre elas (p = 0,61). Em relação às intensidades utilizadas, a média foi de 45,64 mA para a estimulação de BF e 121,67 mA na estimulação com a MF, sendo essa diferença estatisticamente significante (p < 0,0001). Conclusão: Não houve diferença entre o desconforto sensorial causado por correntes de baixa e média freqüência na estimulação elétrica neuromuscular do músculo quadríceps femoral.

O ultra-som terapêutico no pós-operatório imediato de lipoaspiração: uma revisão bibliográfica

Eloá Ferreira Yamada, Angelita Mansur

Centro Universitário de Vila Velha

O objetivo desta presente revisão bibliográfica foi verificar os efeitos do ultra-som pulsado no pós-operatório imediato de lipoaspiração. A lipoaspiração é uma cirurgia que consiste na aspiração do tecido adiposo nas mais diversas regiões do corpo. Devido aos sinais clínicos comuns observados no pós-operatório: presença de equimoses, edema, lipodestruição, retração cicatricial e fibroses; a intervenção fisioterapêutica é altamente recomendada. Foram analisados nesta revisão bibliográfica artigos científicos das bases de dados Scielo, Lilacs, Medline, Pubmed e Periódicos Capes, além de teses e livros didáticos com conteúdo relevante sobre os efeitos do ultra-som pulsado no pós-operatório imediato de lipoaspiração, no qual pôde ser observado que favorece o aumento da permeabilidade de membrana celular, alterando as taxas de difusão, ainda aumenta a secreção de substâncias quimiotácteis e a circulação sangüínea nos tecidos lesados, promovendo o aumento do fator de crescimento pelos macrófagos, aumento de fibroblastos, e diminuição do edema formado pela inflamação. O ultra-som contribui ainda para aumentar a síntese e a reorganização do colágeno, e conseqüentemente, acelera o processo de cicatrização. Com base nessa revisão, foi possível concluir que o ultra-som pulsado aumenta a velocidade de recuperação do pós-operatório imediato de lipoaspiração.

Detecção do pé diabético em setor de hemodiálise

Andréa Jeanne Lourenço Nozabieli, Marcela Regina de Camargo, Cristina E Prado Teles Fregonesi, Susimary A Padulla Trevisan, Regina C V de Miranda Burneiko

UNESP

Introdução: A diabete melito (DM) acomete 4% da população mundial, 50% destes sofrem alterações nervosas, circulatórias relacionadas aos pés, à síndrome do pé diabético (SPD). Metodologia: Levantamento estatístico dos diabéticos submetidos à hemodiálise e investigou também a presença de SPD. Aplicou-se o questionário Michigan Neuropathy Screening Instrument, que confirma a neuropatia diabética, coletaram-se dados antropométricos e informações adicionais. Indivíduos com escore inferior a seis no questionário formam o grupo A. Sujeitos com escore superior a seis compõem o grupo B que foram submetidos à avaliação da pele, força muscular, palpação nervosa, teste de sensibilidade e cuidados preventivos dos pés. Resultados: Dos 168 participantes da diálise, 37 eram diabéticos e todos do tipo 2. As médias±dp dos grupos A: n = 17 e B: n = 20 foram, idade: 68,14 ± 8,30 e 60,10 ± 8,64; IMC: 25,83 ± 5,50 e 26,60 ± 4,82; glicemia de jejum (mg/dl): 135,21 ± 58,10 e 142,05 ± 62,19; tempo de DM: 2,45 ± 1,50 e diálise: 1,64 ± 1,00. O percentual sexo: 65% masculino e 45% feminino. Em relação ao grupo B, 22% apresentaram alterações à palpação nervosa, 67% à força e 89% ao teste de sensibilidade e foram detectadas úlceras plantares em 35% e amputações em 20% desses indivíduos. Conclusões: Encontramos elevado percentil de portadores de DM dentre os sujeitos em diálise e alguns apresentam sinais severos de alterações nos pés. A totalidade deles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com