TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Sistema Nervoso

Exames: Resumo Do Sistema Nervoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso coordena as funções do corpo, armazena todas as informações e capacita o organismo a se adaptar às mudanças do meio interno e externo, além de criar uma realidade sensorial e elaborar as respostas ao meio.

A menor unidade morfofuncional do sistema nervoso é o neurônio, célula especializada na transmissão de impulsos nervosos. Existem tipos diferentes de neurônios, porém podemos considerar que o neurônio é formado pelos dendritos que recebem impulsos de outras células; pelo corpo ou pericário que é o centro metabólico do neurônio e onde é processado o impulso nervoso; e pelo axônio que é o prolongamento que conduz o impulso nervoso.

Funcionalmente os neurônios podem ser classificados em três tipos:

Neurônios aferentes ou sensitivos, são aqueles que transmitem o impulso vindo da periferia para a parte central do sistema nervoso.

Neurônios eferentes ou motores transmitem o impulso da parte central do sistema nervoso em direção à periferia.

Interneurôrios ou neurônios de associação, que fazem a conexão entre os neurônios na parte central do sistema nervoso, ou seja, transmitem impulsos de um neurônio a outro.

A transmissão do impulso nervoso de um neurônio para outro é feita por meio da sinapse.

Outras células formam ainda o sistema nervoso, e servem para dar sustentação funcional ao neurônio, cada uma com uma função definida e compõem as células da glia.

Funcionalmente o Sistema Nervoso pode ser dividido em somático, o que controla a vida de relação com o meio externo e Sistema nervoso visceral, o que controla o nosso equilíbrio interno, ou seja, a nossa homeostase.

O sistema nervoso é dividido anatomicamente em duas partes: a parte central do sistema nervoso, formado pelo encéfalo e pela medula espinal; e a parte periférica do sistema nervoso, formado pelos nervos, terminações nervosas e os gânglios.

Parte central do Sistema Nervoso

É formada pelo encéfalo que apresenta o cérebro (tálamo), o tronco encefálico (mesencéfalo, ponte e bulbo) e o cerebelo,; e pela medula espinal. As principais funções são: integrar e coordenar a entrada e saída dos sinais neurais; executar funções mentais superiores como aprender, pensar e memorizar.

O encéfalo está envolvido pelos ossos do crânio e a medula espinal pela coluna vertebral, sendo revestido pelas meninges.

Meninges

As meninges são membranas de tecido conjuntivo que revestem a parte central do sistema nervoso e são constituídas por três camadas: dura-máter (camada mais externa), aracnóide (camada média) e pia-máter (camada mais interna).

Entre a dura-máter e a aracnóide, existe o espaço subdural, preenchido por uma pequena quantidade de líquido.

Entre a aracnóide e pia-máter encontra-se o espaço subaracnóide onde corre o líquido cerebrospinal, também conhecido como líquido céfaloraquidiano.

A parte central do sistema nervoso é formada perifericamente, pelo córtex, a substância cinzenta– (composto por corpos de neurônios e neuroglia) e internamente, pela substância branca – (composta pelos dendritos, axônios e neuroglias).

Essa organização se inverte na medula espinal, onde observamos a substância branca na periferia e a substância cinzenta na porção central.

Cérebro

É a maior parte do encéfalo. É formado pelos hemisférios cerebrais e o diencéfalo. Está dividido em dois lados, hemisfério direito e esquerdo.

É no cérebro que acontecem as funções cognitivas e os centros de ações primárias primárias

Hemisférios cerebrais

O hemisfério direito tem função específica da inteligência, noção artística e argumentação. O hemisfério esquerdo tem função de habilidades verbais, raciocínio lógico, ler e escrever. Cada hemisfério é divido em 5 partes, que chamamos de lobos, relacionados à funções específicas. Os lobos são denominados de acordo com a sua relação aos osso do crânio, em frontal, parietais, temporais, occipital e um lobo interno, o insular.

Diencéfalo

É formado pelo epitálamo, onde observamos a glândula pineal; pelo tálamo, o responsável por redirecionar os impulsos sensitivos e sensoriais, menos o olfatório; pelo hipotálamo, onde encontramos a hipófise, responsável pelas funções das vísceras, pela parte emocional e instintiva; e ainda pelas partes do subtálamo e metatálamo.

Tronco encefálico

Formado pelo mesencéfalo, apresenta o aqueduto do mesencéfalo que conduz o líquido cerebrospinal dos ventrículos laterais e do 3º ventrículo, para o 4º ventrículo; formado pela ponte – regula os ritmos respiratórios e nele encontram-se os núcleos dos nervos cranianos V, VI, VII e VIII, e pelo Bulbo, centro cardíaco, centro vaso motor, centro respiratório e reflexos de vômitos, tosse, espirro e deglutição.

Cerebelo

É a segunda maior massa do encéfalo localizada na parte posterior e inferior do crânio. Possui dois hemisférios. Atua mantendo o tônus muscular, a coordenação do movimento muscular e o controle do equilíbrio.

Medula Espinal

É uma estrutura cilíndrica que se localiza no canal vertebral, desde a base do crânio até a região lombar superior da coluna vertebral L2. Dentro da medula espinal existe uma massa de substância cinzenta no formato da letra H, circundada pela substância branca. A medula espinal está dividida em colunas. As colunas consistem em corpos celulares de neurônios. Os corpos celulares nas duas colunas dorsais (posteriores) são sensitivos e os corpos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com