TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE DO ADOLESCENTE DENTRO DO (ESF) E (UBS)

Trabalho Escolar: SAÚDE DO ADOLESCENTE DENTRO DO (ESF) E (UBS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

No Brasil, as políticas públicas para adolescentes, criadas e regulamentadas na década de 80, se desenvolvem de forma fragmentada e desarticulada.

Trata-se de uma investigação qualitativa descritiva, desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde, para analisar a percepção dos médicos e enfermeiros das equipes da saúde da família sobre a atenção à saúde do adolescente, utilizando-se a Análise de Conteúdo com ênfase na Análise Temática. Os discursos dos profissionais revelaram que existe atendimento aos adolescentes no serviço, mas não é sistematizado por terem outras prioridades; que o adolescente não procura o serviço; se sentem despreparados para atender e captá-los e; para implantar um programa de atenção à saúde do adolescente na estratégia será necessário reorganizar o serviço para capacitar os profissionais das equipes e inserir outros profissionais. Pode-se concluir que os profissionais consideram importante o atendimento diferenciado aos adolescentes, reconhecem suas limitações e mesmo que refiram não terem sido capacitados já desenvolveram algumas ações conjuntas com outras áreas, além da saúde, demonstrando que transcendem os limites do serviço buscando novos caminhos para atender o adolescente na sua integralidade; Saúde do Adolescente.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO

Em face dessa realidade, em uma outra perspectiva, a política de saúde que pode mudar a situação atual dos adolescentes no país é a Estratégia da Saúde da Família (ESF), por se aproximar mais das condições socioculturais e assim cumprir os princípios que norteiam o SUS 2. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo analisar a percepção dos médicos e enfermeiros sobre a atenção à saúde do adolescente na ESF.

A adolescência é o período de 10 à 19 anos de idade segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é nesse período que acontecem mudanças brusca, pois o corpo sofre uma descarga de hormônios onde nem sempre este adolescente tem preparo psicológico, pois é tudo muito rápido, mudança radical no corpo, onde o corpo se torna fértil para reprodução em meninos e meninas, vontades que até então eram desconhecidas e nesse período que acontece a não aceitação o que pode levar a distúrbios alimentares, a revolta sem uma causa e principalmente a opção sexual.

E nesse momento que a equipe de Educação junto com o

ESF e a UBS deve atuar de maneira simultânea para ajudar este individuo na compreensão de todas as mudanças que seu corpo, sua aparência e sua mente estão sofrendo.

É de fundamental importância que conheçamos o que compõe o mundo adolescente, ou seja, o que ele acredita como pensa como sente o que espera o que sonha, nós profissionais de maneira sutil têm que entrar em seu mundo e entendermos seu intimo, sua casa, escola, clube, seus interesses, ideias, e até suas orações.

Muitos autores pensam que a passagem da infância para adolescência é semelhante ao parto “A gente saí chorando e apanhando”, como diz o padre Zezinho “Você esta querendo tomar as rédeas do seu destino pelo fato de não se sentir mais criança e de saber que esta ficando alguém”. ¹

É nessa fase que o individuo começa seu auto conhecimento bom exemplo disso é o fator masturbação que é a manipulação das genitais com as mãos e dedos em busca do prazer nesta fase é normal e até esperado que isso ocorra, pois faz parte do desenvolvimento humano, é sabido por nós que o assunto carrega tabus, preconceitos e medos, mas nós como educadores da saúde devemos atenuar todos esses conceitos e deixarmos o adolescente ciente que esse ato é normal e tranquilo, porém devemos nos atentar se esse mesmo adolescente se condicionou a isso porque neste momento constatamos um problema a ser resolvido. Nesta fase também poderemos encontrar jovens confusos devido a filosofia de vida como religião, politica e etc...

Muitos pais por não saberem lidar com esse momento proíbem seus filhos de tudo que para eles significa errado, mas que fazem parte da formação de um individuo ressaltando que é nesta fase que o caráter está sendo moldado o que somos hoje é exatamente o que nos foi inserido nesta idade, pois é nesta fase que aprendemos a tomar decisões a identificar o que gostamos e o que queremos por isso é tão importante que se tenha todo o respaldo possível para que este adolescente se torne um adulto seguro, com objetivos e metas.

Nesta fase acontece as grandes paixões é neste momento que tudo é tão intenso que uma decepção que para nós adultos é suportável para eles é tão gigante tão intensa que muitos até tiram suas vidas por não saberem lidarem com esse tipo de situação, com esse acontecimento esse momento também os profissionais da saúde e educação não só podem como devem entrar em ação mediando toda essa confusão que atormenta esse individuo.

Segue abaixo o esquema de produção hormonal nos meninos e meninas a partir das atividades das glândulas sexuais ovários e testículos.

É difícil afirmar se a relativa ausência dos adolescentes nos serviços de saúde se deve à pouca oferta de ações voltadas para eles ou à baixa procura dos mesmos, uma vez que estes dois fatores estão interligados e se referem à forma como o serviço de saúde está estruturado atualmente no país e, também existir poucos estudos sobre esse enfoque.

AÇÕES DE ATENÇÃO À SAÚDE DOS ADOLESCENTES

Quanto à prática de ações de prevenção e promoção da saúde desenvolvidas pelos médicos e enfermeiros no serviço para os adolescentes, alguns dos discursos referem que estas geralmente são individuais, mas quando desenvolvidas em grupo são realizadas na comunidade e na escola: “a prevenção em minha USF é realizada de uma forma individualizada. Já iniciamos o trabalho na escola (...) estamos criando vínculo com eles através do contato na comunidade escolar, estamos com proposta de paralelo a este trabalho desenvolver um grupo na comunidade como bate-papo do adolescente”

CUIDADO E PROCEDIMENTOS COM O JOVEM EM UBS E ESF

Com a implantação da Caderneta de Saúde de Adolescentes as unidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com