TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINDROME D E BOUNOT

Trabalho Escolar: SINDROME D E BOUNOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  5.257 Palavras (22 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

A Síndrome Burnout é resultado de um desequilíbrio em que o trabalho exige mais do que o indivíduo pode oferecer e proporciona menos do que ele precisa, é um fenômeno causado pelas relações entre indivíduo, trabalho e organização. Objetivo deste trabalho foi o de identificar os fatores capazes de desencadear a síndrome de burnout nos profissionais de enfermagem, descrever os sinais apresentados para detecção precoce da síndrome de burnout. Metodologia: revisão bibliográfica, relacionado à temática, principalmente voltado para a assistência hospitalar humanizada e que estivessem disponíveis para acesso por completo nos bancos de dados entre os anos de 2009 à 2013. Resultados: Faz-se necessário o desenvolvimento de mais pesquisas quanto a esse fenômeno investigado, tendo em vista a escassez de publicações identificadas. Conclusão: Ficou claro durante esta pesquisa bibliográfica que a Síndrome de Bournot fica menos frequente, quando as instituições cuidam de seus colaboradores, dando-lhes qualidade de trabalho

Descritores: Síndrome de Burnout, Enfermagem, Estresse laboral

ABSTRACT

Burnout syndrome is the result of an imbalance in the job requires more than the individual can offer, and provides less than he needs, is a phenomenon caused by the relationship between individual work and organization. Objective of this study was to identify factors that may trigger the syndrome of burnout in nurses, describe the signs presented for early detection of burnout. Methodology: literature review related to the theme, mainly focused on humanized hospital and who were available for full access to the databases between the years 2009 to 2013. Results: It is necessary to develop more research on that investigated phenomenon, given the paucity of identified publications. Conclusion: It became clear during this literature search that Bournot syndrome is less frequent, when institutions take care of their employees by giving them quality work

Keywords: Burnout Syndrome , Nursing , Occupational stress

RESUMEN

El síndrome de Burnout es el resultado de un desequilibrio en el trabajo requiere más que el individuo puede ofrecer, y ofrece menos de lo que necesita , es un fenómeno causado por la relación entre el trabajo individual y de la organización . El objetivo de este estudio fue identificar los factores que pueden desencadenar el síndrome de burnout en enfermeras , describir los signos que se presentan para la detección temprana del agotamiento. Metodología: revisión de la literatura relacionada con el tema , se centró principalmente en el hospital humanizado y que estaban disponibles para el acceso completo a las bases de datos entre los años 2009 a 2013 Resultados: . Es necesario desarrollar más investigación al respecto fenómeno investigado , dada la escasez de publicaciones identificadas . Conclusión : Se hizo evidente durante esta búsqueda de la literatura que el síndrome de Bournot es menos frecuente , cuando las instituciones se ocupan de sus empleados , dándoles un trabajo de calidad.

Palabras clave : Síndrome de Burnout , Enfermería , el estrés en el trabajo

INTRODUÇÃO

Síndrome de Burnout é definida como um trans¬torno psíquico decorrente da forte tensão emocional crô¬nica associada ao estresse ocupacional severo. Verifica-se uma alta incidência entre profissionais responsáveis pela assistência às pessoas que necessitam de algum tipo de cuidado e/ou ajuda, com função assistencial caracterizada pelo relacionamento direto e frequente1.

A Síndrome Burnout é resultado de um desequilíbrio em que o trabalho exige mais do que o indivíduo pode oferecer e proporciona menos do que ele precisa, é um fenômeno causado pelas relações entre indivíduo, trabalho e organização2 .

As manifestações dessa Síndrome incluem a perda progressiva do idealismo, das expectativas, da energia, da satisfação e do comprometimento com a função de cuidado. Esses sintomas indicam a presença de um autoconceito negativo e resultam na ocorrência de prejuízo ao trabalho e na presença de atritos com as pessoas que se encontram no ambiente laboral1.

A saúde mental dos trabalhadores e da população em geral tem se tornado tema constante entre os pesquisadores, devido ao aumento da prevalência e do alto custo social que representam os transtornos mentais. Os fatores responsáveis pelo desequilíbrio e estresse no ambiente de trabalho são o clima organizacional, papéis ambíguos, pressões, conflitos, sobrecarga de trabalho, dupla jornada e a baixa remuneração3.

A síndrome acarreta consequências pessoais e organizacionais para o profissional acometido, ocasionando em prejuízos pessoais (psicológicos, físicos, comportamentais, emocionais), sociais (isolamento e separações) e organizacionais (absenteísmo, rotatividade, baixa produtividade e acidentes de trabalho). Com isso, observa-se a importância em promover o bem-estar dos trabalhadores dentro das instituições de trabalho, pois irá refletir no funcionamento e produtividade da instituição como um todo4.

Os indivíduos que atribuem grande importância a seu trabalho são os mais suscetíveis à doença, pois estão envolvidos intensamente com o trabalho, sofrendo com os agentes estressores, além de trabalharem no ambiente hospitalar, que é um dos maiores geradores de estresse5.

A Síndrome de Burnout só poderá ser compreendida à medida que sua complexidade for trabalhada, incluindo as condições de trabalho, sobrecarga, desempenho de papéis e importância social do trabalho, relacionamento interpessoal, adoção de novas tecnologias, desenvolvimento e capacitação profissional, tomada de decisão sobre seu trabalho, remuneração de acordo, entre outros, idade, sexo, tempo de exercício profissional, rede de suporte social e muitos outros6.

A definição mais comumente citada para burnout é a de Maslach e Jackson (1985), segundo a qual “burnout é uma síndrome de exaustão emocional, despersonalização e reduzida realização profissional que pode ocorrer entre indivíduos que trabalham com pessoas”7.

Não há uma definição única para designar burnout, mas um consenso entre estudiosos do assunto, como Codo, Benevides-Pereira e Gil-Monte, que definem burnout como uma resposta ao estresse laboral crônico, desencadeada pela falha ou insuficiência dos métodos de enfrentamento utilizados para lidar com os agentes estressores5.

Para Maslach (2005) o burnout é uma reação cumulativa a estressores ocupacionais contínuos e se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com