TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA CIRCULATORIO

Casos: SISTEMA CIRCULATORIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  3.402 Palavras (14 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 14

Capilares sanguíneos O sistema circulatório

O sistema circulatório é o sistema pelo qual são transportados nutrientes (como aminoácidos, eletrólitos e linfa), gases, hormônios, hemácias etc. para as células do organismo e também a partir delas, a fim de defender o corpo contra doenças, regular a temperatura corporal, estabilizar o pH e manter a homeostase. Faz a comunicação entre os diversos tecidos do corpo.

Este sistema pode ser visto, estritamente, como uma rede de distribuição do sangue, mas alguns consideram que o sistema circulatório é composto pelo sistema cardiovascular, que transporta o sangue, e pelo sistema linfático, que distribui a linfa. Enquanto humanos, assim como outros vertebrados, apresentam sistemas cardiovasculares fechados (o que significa que o sangue nunca deixa a rede de artérias, veias e capilares, em situações fisiológicas), alguns grupos de invertebrados têm um sistema cardiovascular aberto. No filo animal mais primitivo o sistema cardiovascular é ausente. O sistema linfático, por outro lado, é um sistema aberto.

O principal órgão desse sistema é o coração, que bombeia o sangue, de forma que ele possa chegar até as extremidades do corpo e voltar para o coração. O sangue, material transportado pelo sistema circulatório, sai do coração carregado de oxigênio, passa pelas artérias, veias e capilares, pelo pulmão e então retorna para o coração. O tempo médio para que o sangue complete um ciclo completo de circulação é de um minuto.

O sangue

O sangue é vital para a vida das células, pois, além levar alimento e oxigênio para elas, ele também retira delas as sobras das substâncias que já não lhe são úteis. Seu percurso por todo o corpo ocorre através das veias e artérias, que se subdividem até formar vasos extremamente finos, atingindo, desta forma, todas as células. O papel do sangue é extremamente importante, pois ele retira os nutrientes dos órgãos de digestão e o oxigênio do pulmão para levar estas substâncias para as células, para tanto, ele é impulsionado pelo coração e, assim, faz seu percurso pelas artérias (veias que saem do coração), em sua forma boa e limpa.

Durante sua trajetória pelo corpo, o sangue é filtrado pelos rins, deixando neste órgão muitos dos detritos das células. Ao regressar, ele carrega gás carbônico que absorveu das células, uma vez que, em seu lugar, deixou o oxigênio.

Após este processo, o sangue retorna ao coração, através das veias, que o transportam em sua forma ruim e sem oxigênio. Para melhorar a qualidade sanguínea, o coração envia o sangue aos pulmões, para que, desta forma, o gás carbônico seja trocado pelo oxigênio, e, em seguida, o impulsiona de volta ao corpo.

• Características do sangue:

O Tecido é um tecido Conjuntivo especializado, constituído pelo Plasma no qual estão suspensos os elementos figurados, representados por Hemácias, Plaquetas e Leucócitos.

Plasma - é um líquido amarelado formado por 90% de água, 9% de proteínas, sendo 1 % restante de sais, nutrientes e gases. As mais importantes proteínas no sangue são:

* Hemoglobina – especializada no transporte de oxigênio para os tecidos, encontra-se nas Hemácias.

* Gamaglobulina – constitui os anticorpos, atuando na defesa imunológica.

* Fibrinogênio – atua no processo de coagulação do sangue.

* Albumina – responsável pelo controle da pressão osmótica do sangue.

Elementos figurativos

Hemácias - conhecidas como Glóbulos vermelhos ou Eritrócitos, tem a forma de um disco bicôncavo, são células sem Núcleo e organelas, devido à isso tem baixo metabolismo e vida curta (120 dias). As hemácias mortas são destruídas no baço, medula óssea e fígado.

Leucócitos – também chamados de Glóbulos brancos, defendem o corpo contra substâncias estranhas. São classificados em Granulócitos (Neutrófilos que são a primeira linha de defesa contra bactérias, Eosinófilos que atuam em processos alérgicos, Basófilos que liberam histamina em processos inflamatórios) e Agranulócitos (Leucócitos que produzem anticorpos e Monócitos que atuam na fagocitose).

Plaquetas - pequenos fragmentos celulares, anucleados e derivados de células da medula óssea vermelha. Atuam no processo de coagulação.

• Coagulação do sangue:

Coagulação é uma defesa do organismo contra hemorragias, na qual o sangue fora do corpo forma um coágulo deixando de ser líquido. Quando um vaso sanguíneo se rompe, o cérebro logo deixa a coagulação e “manda” os glóbulos brancos agirem. Os glóbulos brancos fabricam anticorpos que se junta com o cálcio e a vitamina K, formando uma rede que se chama fibrina.

Essa fibrina não deixa que os glóbulos vermelhos, nem os glóbulos brancos, nem a plaqueta ultrapassem essa barreira. Que chamamos de “casquinha”, é aquela pelinha seca. Quando arrancamos essa pelinha, começa a sangrar novamente, pois arrancamos não só a pelinha, mas também a barreira, ou seja, a fibrina. Voltando a sangrar, esse processo volta a se repetir todo novamente.

O coração

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo. A disposição geral destas câmaras é a seguinte:

• Átrio esquerdo está situado quase no plano mediano; é a mais posterior das câmaras cardíacas

• Átrio direito é anterior ao átrio esquerdo e está à direita e no mesmo plano anteroposterior que o ventrículo esquerdo. Forma a borda direita do coração

• Ventrículo esquerdo, a mais muscular das quatro cavidades, forma a borda esquerda do coração

• Ventrículo direito é a mais anterior das câmaras cardíacas

As quatro câmaras estão situadas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com