TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sais Minerais

Pesquisas Acadêmicas: Sais Minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 12

Sais Minerais

Os Sais Minerais, parceiros das Vitaminas e aliados do organismo. É tão importante quanto às vitaminas. Fazem parte do crescimento, das defesas imunológicas e são os formadores das partes sólidas do corpo. Como ossos e dentes. Além de ajudarem na formação e manutenção dos nossos tecidos, músculos, órgãos, e das células do sangue. Também previnem doenças e alguns problemas relacionados aos ossos e mau funcionamento dos órgãos. Além de aumentar a expectativa de vida, contribuir para uma boa aparência, e melhoram o metabolismo, combatendo fadiga e stress.

O organismo não produz sais minerais, sendo preciso a sua ingestão diariamente. Mas como as suas parceiras, as Vitaminas, na dose certa. O excesso de alguns minerais podem causar distúrbios e até problemas graves ao organismo.

Os Sais Minerais não possuem classificação, mas podem ser divididos em macrominerais, que geralmente são indicados em mg(miligramas) ou microminerais, as necessidades são em µg(microgramas), os principais são:

Cálcio, Cromo, Cobre, Flúor, Iodo, Ferro, Magnésio,Manganês, Molibdênio, Fósforo, Selênio, Zinco, Sódio,Potássio.

Existem ainda outros minerais, como enxofre, silício, cloro, cobalto, Arsênico, Boro, Níquel, Vanádio.

Cálcio

Função: Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.

Deficiência/excesso

Carência: Deformações ósseas; enfraquecimento dos dentes. Excesso: Pode causar pedras nos Rins, hipercalcêmica, síndrome álcalina do leite, e Insuficiência renal.

Fontes: Queijo, leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha, amendoim, castanha de caju.

Fósforo

Atua na formação de ossos e dentes; indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular; junto com o cálcio e a vitamina D, combate o raquitismo

Deficiência/excesso

Carência: Maior probabilidade de ocorrência de fraturas; músculos atrofiados; alterações nervosas; raquitismo. Excesso: pode interferir com absorção de cálcio, Calcificação Metastática, porosidade de esqueleto (dos ossos).

Fontes: Carnes, miúdos, aves, peixes, ovo, leguminosas, queijo, cereais integrais.

Ferro

É um componente da formação da hemoglobina e de numerosas enzimas, na oxigenação das células e no equilíbrio metabólico, no transporte de oxigênio dos pulmões para as células e na condução de gás carbônico das células para os pulmões; previne anemia de hipocromica microcítico ou anemia. Muito comum em mulheres. O ferro pode ser armazenado pelo organismo.

Deficiência/excesso

Carência: Causa Anemia. Excesso: Provoca distúrbio Gastrointestinal.

Fontes: fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, vegetais, azeitonas, carne bovina.

Iodo

Faz funcionar a glândula tireóidea; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos.

Deficiência/excesso

Carência: Causa o Bócio, doença relacionada a problemas na tireoide. Com o crescimento do papo. Excesso: Elevada concentração de hormônio estimulante Tireoide (TSH).

Fontes: fígado, rim, coração, gema de ovo, aspargo, leguminosas, cereais integrais, verduras, nozes, frutas secas, vegetais, azeitonas, carne bovina.

Potássio

Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular; contribui para a formação as células.

Deficiência/excesso

Carência: Diminuição da atividade muscular, inclusive a do coração. Excesso: Em geral, a concentração elevada de potássio no sangue é mais perigosa do que a baixa. Uma concentração superior a 5,5 mEq por litro de sangue começa por afetar o sistema de condução eléctrica do coração. Se o nível no sangue continuar a aumentar, o ritmo cardíaco torna-se anormal e o coração pode deixar de bater.

Fontes: frutas, leite, carnes, cereais, vegetais e legumes.

Magnésio

Cofator para o sistema de enzimas. Regulas as células nervosas, ajuda na formação de anticorpos e no alívio do stress. Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes; ajuda a metabolizar os carboidratos; controla a excitabilidade neuromuscular.

Deficiência/excesso

Carência: provoca extrema sensibilidade ao frio e ao calor. Excesso: Não há nenhuma evidência de efeitos adversos do consumo de magnésio naturalmente proveniente de alimentos. Os Efeitos adversos de magnésio que contém os suplementos podem incluir diarreia osmótica. O Limite máximo para magnésio só representa a ingestão de um agente farmacológico (suplemento) e não inclui ingestão de alimento e água.

Fontes: Verduras folhas verdes escura (agrião, espinafre), grãos ásperos, nozes, carne, gomas, leite, frutas cítricas, leguminosas, gema de ovo, salsinha, cebola, tomate, mel.

Manganês

Envolvido na formação de osso e tendões, como também em enzimas envolvidas em aminoácidos (proteínas), colesterol, e metabolismo de carboidrato.

Deficiência/excesso

Carência: não determinada. Excesso: Elevada concentração no sangue neurotoxicidade.

Fontes: grãos integrais, nozes, legumes, frutas, chá, folhas de beterraba.

Flúor

Ajuda a formar e proteger os dentes, prevenindo as cáries dentárias, e o desgaste dos ossos, prevenindo a osteoporose.

Deficiência/excesso

Carência: Ajuda a desenvolver cáries dentárias. Excesso: Esmalte e Fluorose do esqueleto.

Fontes: Água com Flúor, chás, peixe marinho, produtos dentais com Flúor, agrião, alho, aveia, brócolis, beterraba, cebola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com