TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas E Sais Minerais

Artigo: Vitaminas E Sais Minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  1.076 Visualizações

Página 1 de 5

Questão 1

O que são vitaminas?

As vitaminas são compostos orgânicos da mais alta importância, necessárias ao crescimento, à reparação dos tecidos, ao funcionamento orgânico, essenciais para reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos.

As vitaminas também pertencem a um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Por isso devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas), através da dieta, pois não são produzidas pelo nosso organismo e elas não possuem calorias.

Questão 2

Como são classificadas as vitaminas de acordo com sua solubilidade?

As vitaminas são classificadas em dois grupos, de acordo com a solubilidade:

Vitaminas hidrossolúveis: quando solúveis em água

Vitaminas lipossolúveis: quando solúveis em lipídios

Questão 3

Quais os tipos de vitaminas que são solúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?

As vitaminas que são solúveis em água (Hidrossolúveis) são:

B(Vitaminas B1,B2, B3, B5, B6 e B12 ) e C.Estas devem ser diariamente incorporadas ao organismo, porque não são armazenadas, sendo o excesso excretado pela urina. Elas compreendem inúmeras substâncias que, com exceção do ácido ascórbico ( vitaminaC), compõem o chamado complexo B.

Questão 4

Quais os tipos de vitaminas que são insolúveis em água? Elas podem ser ingeridas em excesso? Por que?

As vitaminas que não são solúveis em água, porém solúveis em lipídios (Lipossolúveis) são: Vitamina A (retinol), Vitamina D (calciferol), Vitamina E (tocoferol) e Vitamina K

. Estas são encontradas nosalimentos ricos em gorduras.Uma vez absorvidas pelo organismo elas são armazenadas no tecido adiposo, permanecendo como reserva que pode ser continuamente mobilizada. Portanto, não devem ser ingeridasdiariamente e em excessos .

Questão 5

Fale sobre a importância das vitaminas lipossolúveis A e K, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.

A (Retinol) – Principalmente encontrada nos vegetais verdes e amarelos, gema de ovo, leite e óleo de fígado de peixes. Sua carência pode causar cegueira noturna, ressecamento da córnea, pele seca e escamosa, diminuição de resistência a infecções.O excesso desta forma, pode causar intoxicação,isso poderia ocasionar náusea, icterícia, irritabilidade, perda de apetite, vômito, visão turva, dor de cabeça, fraqueza e dor muscular e abdominal, sonolência e estado mental alterado.

K (Naftoquinoma) – Encontra-se nos vegetais verdes e é produzida pelas bactérias no intestino. Quando há carência a coagulação sanguínea fica enfraquecida e pode levar a casos de hemorragia. O excesso de vitamina K no organismo humano pode causar muitos problemas, como a Dispnéia,o Rubor, e conseqüentemente as dores no tórax .Além da Hiperbilirrubinemia em recém-nascidos (cujas mães foram tratadas com vitamina K3).

Questão 6

Fale sobre a importância das vitaminas do complexo B e vitamina C, quais suas fontes e as doenças causadas pela falta ou excesso dessas vitaminas.

As vitaminas do complexo B são oito vitaminas solúveis em água, que desempenham papeis importantes no metabolismo celular. No passado achava-se que as vitaminas do complexo B eram uma única vitamina.Posteriormente, pesquisas mostraram e comprovaram que são vitaminas quimicamente distintas, que freqüentemente coexistem nos mesmos alimentos. Suplementos que contêm todas as oito vitaminas são geralmente referidos como complexo B. Suplementos de vitamina B individuais são referidos pelo nome específico de cada vitamina (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12).

A vitamina C é um nutriente essencial necessário para várias reações metabólicas. Os seres humanos não fabricam vitamina C, a qual é obtida pela alimentação e suplementos vitamínicos. Ela também é um antioxidante, o que significa que tem capacidade de proteger o organismo dos danos provocados pelos radicais livres.

Questão 7

O que são sais minerais?

Os sais minerais são elementos que desempenham diversas funções essenciais no organismo.Eles não podem ser produzidos pelos seres vivos,mas são adquiridos pela alimentação.Estes nutrientes têm a função de formar as partes sólidas do corpo, como ossos e dentes, e manter os tecidos, músculos, órgãos e células do sangue sempre conservados e, além disso, são reguladores do nosso organismo. Não podemos esquecer que a ingestão exagerada de sais minerais pode prejudicar a absorção de outros nutrientes

Questão 8

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com