TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sangue Oculto nas Fezes

Por:   •  6/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 2

Exame de sangue oculto

Metodologia de Guaiaco: o paciente tem que ter uma dieta restrita, geralmente de 5 dias.

Nao pode tomar anti-inflamatório, pois pode levar a perda de sangue pelo TGI.

Metodologia: sensibilidade mediana, pois precisa de uma quantidade importante de hb (o,3mg/g) nas fezes. A sensisibilidade ambém e mediana; sao solicitadas 3 amos coletadas em dias diferentes; pois aumenta a probabilidade de encontrar sangue nessas fezes.

É específico? Não, tem especificidade de media para baixo; pois a dieta e muito restrita, ja que em vários alimentos que possuem a peroxidase.

Como é feito: pega-se um tubo, coloca-se o primeiro reagente – anidrido ftálico- coloca a amostra de fezes do paciente- se tiver sangue, vai ser a peroxidase.

Em seguida coloca-se o segundo reagente o peroxido de hidrogênio, ocorre reação quimica que libera oxigênio, esse oxigenio quebra o anidrido, mudando o ph (deixando alcalino), mudando de cor, ficando vermelho.

Resultado qualitativo.

Se na amostra desse paciente, nao tiver peroxidase eritrocitária; coloca-se o adidrido ftálico junto com a amostra. Ao colocar o peroxido de hidrogênio, nao vai ocorrer reação o anidrido nao vai ser quebrado, nao vai mudar de coloração, sendo assim, o resultado negativo.

Como a gente procura a peroxidase, se tiver um sangramaneto no TGi superior – pode dar positivo.

Nao tem como saber a origem.

SOF – procura no tgi inferior

Imunocromatografia: “teste rápido”

É mais sensível que o guaiaco, precisa de 0,06mg de Hb/g de fezes; isso aumenta a sensibilidade do teste.

O paciente nao precisa fazer dieta – nao interfe na metodologia do exame, o que facilita bastante;  ao invés de usar 3 amostras, aqui é necessária somente 1 amostra.

Mais especifica, porque procura algo especifico da estrutura da hemoglobina humana.

Ele procura especificamente a globinia humana, então pode engerir carne, porque a globina animal e diferente da hb humana.

Como é feito o teste?

- plaquinha/tirinha:  com papel filtro, pega a amostra, coloca na região arredondada, o papel filtro absorve a amostra, e a amostra migra por capilaridade no papel filtro;

Passa primeiro na região intermidaria que vai ter diversos aa marcado com ouro coloidal específicos para globina humana.

Esse aa sao moveis, ou seja, conforme a amostra passa pela regiao, reconhece o que tem pra reconhecer e começa a migrar junto com a amostra.

Os aa se ligaram a globina humana, que conforme ocorre essa migração, chega na áreas teste (T), nesta área tem aa fixos, que vao reconhecer os aa moveis ligados a globina, quando acontece isso, essa regiao de área teste fica com acumulo de ouro coloidal, que este muda de cor.

Uma quantidade desses aa vao continuar fluindo na membrana, até chegar na área C, área controle, que tb tem aa fixos, que estes reconhecem os aa moveis com ou sem globina.

Risco/traço: teste e controle (positivo)

Ausência de globina: teste sem “traço” ; n área controle vao ser reconhecidos pelos aa (tiver traço) fixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com