TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Ensaio: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Ensaio  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 3

Diálogo Diário de Segurança - D D S

Segurança do Trabalho

O que é?

É um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionistas na Empresa, através da conscientização de todos os empregados.

Onde?

Tem como foco principal a realização de conversações de segurança nas áreas operacionais, possibilitando melhor integração e o estabelecimento de um canal de comunicação ágil, transparente e sincero entre Chefias e Subordinados.

Quando?

Diariamente, antes do inicio da jornada de trabalho, com duração de 05 a 10 minutos, com leitura de temas aqui apresentados ou outros relativos a Segurança e Medicina do Trabalho.

Quem?

A responsabilidade pela execução da DDS é do Líder/Supervisor, registrando diariamente o tema da DDS com as assinaturas da equipe no impresso padrão.

Como?

Em reuniões com o grupo de trabalho, escolhendo um dos temas e fazendo a leitura em alta voz, procurando ser objetivo na explanação, ou conversando sobre outro tema específico sanando as possíveis duvidas.

LER - Lesões por Esforço Repetitivo

É um termo que pode abranger varias alterações das partes moles do sistema musculoesquelético. Pode significar uma doença que atinge os músculos e os tendões dos membros superiores- dedo, punho, cotovelo – além de atingir os ombros e pescoço. É causada pela sobrecarga de um determinado grupo muscular, devido ao uso repetitivo ou pela manutenção de posturas contraídas, que resultam em dor, cansaço e declínio do desempenho profissional.

DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados

São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou de posturas inadequadas resultando em dor, fadiga e declínio do desempenho profissional.

Como os trabalhadores adoecem

O adoecimento dos trabalhadores tem uma relação direta com o modo de trabalhar, principalmente em função da maneira como é organizado o trabalho, exigindo muito do trabalhador. Infelizmente as empresas que enxergam somente o lucro, priorizam a redução de custo, aumentando sua produtividade, sem aumentar o quadro de funcionários, gerando uma pressão muito grande sobre os trabalhadores para alcançarem a produção desejável. As empresas introduzem novas formas de gestão, de organização do trabalho, novas máquinas e novos equipamentos, não levando em consideração o seu reflexo na saúde dos trabalhadores. Na prática, isso tem significado a limitação da autonomia por parte dos trabalhadores e trabalhadoras sobre os movimentos do seu corpo, criatividade e liberdade de expressão, impondo desta maneira a execução de trabalhos com atividades repetitivas por muito tempo, sem respeitar a necessidades de pausa

que o corpo humano exige para recuperar suas energias físicas ementais.Com isto as com sequências mais evidentes que se observa são as LER/DORT.

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com