TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/1/2015  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

Palavra do professor-autor

No mundo moderno e competitivo, as relações entre empresas e colaboradores deixaram de ser consideradas simplesmente relações de trabalho e passaram a ter um enfoque mais amplo, implicando uma gestão total. Isto não só envolve compromissos financeiros, mas qualidade de vida e de trabalho, passando, também, pela promoção da qualidade global que abrange ações sistemáticas na preservação do homem, do ambiente, da comunidade e da empresa.

As empresas que convivem, despreocupadamente, com passivos ocupacionais decorrentes de acidentes de trabalho e que ainda consideram a questão da Segurança e Saúde Ocupacional como mero imperativo legal, não sobreviverão aos novos tempos. A produtividade e a competitividade forçam as empresas a superarem o paradigma tecnológico, obrigando-as a buscar novas tecnologias e incremento nas atividades.

A área de Saúde e Segurança Ocupacional, nas empresas modernas, está sendo considerada estratégica na ação de crescimento e desenvolvimento. Está totalmente integrada aos processos e métodos de trabalho, na busca da competitividade, qualidade e melhoria das condições de vida dos trabalhadores, por atuar, não apenas, na adequação de métodos e processos, mas na criação de uma cultura prevencionista.

O Brasil, nos últimos anos, programou ações que permitiram melhorar o cenário estatístico no que se refere aos acidentes do trabalho e suas consequências danosas que afetam todos os envolvidos no mundo do trabalho. Essas ações envolveram aspectos não só de legislação e fiscalização, mas também da implantação de preceitos e valores prevencionistas, com a colaboração de profissionais capacitados e habilitados da área de Saúde e Segurança Ocupacional.

O desafio continua o de superar preceitos e paradigmas antigos, estimulando as empresas e trabalhadores a perceberem a importância do estabelecimento de ações preventivas, não só por obrigatoriedade legal, mas como um compromisso insubstituível com a qualidade de vida, com a produtividade, com o lucro e com a sobrevivência.

Mecânica dos Fluídose-Tec Brasil 10

O objetivo geral dessa disciplina é oportunizar aprendizagens necessárias para a formação de profissionais que promovam, após análise, o planejamento e o controle de ações de educação preventiva, buscando a implantação de ações que visem à preservação da integridade física e à segurança nas atividades ocupacionais, através da utilização de tecnologias, métodos e habilidades específicas. Além disso, objetivamos possibilitar ao aluno domínio e conhecimentos nas diversas áreas da Segurança do Trabalho, permitindo-lhe atuar, com eficiência, no desenvolvimento de suas potencialidades no decorrer de suas atividades profissionais.

e-Tec Brasil11

Apresentação da disciplina

A disciplina de Higiene e Segurança do Trabalho tem como objetivo principal proporcionar conhecimentos prevencionistas básicos aos alunos, de forma que eles possam exercer suas atividades profissionais de maneira segura e consciente. Para tanto, apresentamos tópicos relacionados à prevenção de acidentes para dar suporte às ações prevencionistas.

Explore conosco as páginas a seguir e faça parte desse seleto grupo que executa suas ações de maneira responsável, sem colocar em risco sua integridade física e a dos demais colegas, zelando pelo sucesso de seu grupo de trabalho e da empresa onde exerce suas atividades.

Juntamente com os conhecimentos básicos apresentados, você será convidado a explorar com mais profundidade os conteúdos de interesse, navegando por sites indicados no material didático.

e-Tec Brasil13

Disciplina: Segurança do Trabalho (carga horária: 30h).

Ementa: Definições Básicas e Legislações, Normas Regulamentadoras, Riscos Ambientais, Mapa de Riscos Ambientais, CIPA, Prevenção e Combate a Incêndios, Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, Sinalização de Segurança e Primeiros Socorros.

AULA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM MATERIAIS

CARGA HORÁRIA (horas)

1. Definições básicas e legislações

Compreender e contextualizar conceitos, definições básicas e legislações que norteiam a Segurança do Trabalho.

Ambiente virtual: plataforma moodle Apostila Didática Recursos de apoio: links, exercícios.

04

2. Normas Regulamentadoras

Conhecer as Normas Regulamentadoras da área de Segurança do Trabalho.

Ambiente virtual: plataforma moodle Apostila Didática Recursos de apoio: links, exercícios.

03

3. Riscos ambientais

Reconhecer os agentes presentes no ambiente de trabalho que podem trazer prejuízo à saúde e à qualidade de vida do trabalhador na empresa. Identificar os fatores geradores de acidentes no trabalho.

Ambiente virtual: plataforma moodle Apostila Didática Recursos de apoio: links, exercícios.

04

4. Mapa de riscos ambientais

Reconhecer os riscos presentes nas atividades profissionais. Elaborar um mapa de riscos ambientais, reconhecendo os riscos presentes no ambiente de trabalho.

Ambiente virtual: plataforma moodle Apostila Didática Recursos de apoio: links, exercícios.

03

5.Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Compreender a constituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e suas finalidades.

Ambiente virtual: plataforma moodle Apostila Didática Recursos de apoio: links, exercícios.

03

6. Prevenção e combate a incêndios

Identificar os procedimentos a serem adotados na ocorrência de um princípio de incêndio e as atitudes a serem tomadas. Identificar o tipo de fogo e o tipo de agente extintor.

Ambiente virtual: plataforma moodle Apostila Didática Recursos de apoio: links, exercícios.

03

Projeto instrucional

Mecânica dos Fluídose-Tec

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com