TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Reevestimento Glandular

Por:   •  23/2/2016  •  Seminário  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

Revestimento Glandular

O tecido epitelial tem diversas funções no organismo, tal revestimento tem o poder de absorção e secreção, as células geralmente são justapostas. Entre tecido epitelial e o tecido conjuntivo sobre o qual se assenta, existe uma camada chamada membrana basal .

O tecido epitelial e divido da seguinte forma: formato da célula, número de camadas, epitélio simples prismático, epitélio simples e cúbico, epitélio simples pavimentoso, epitélio estratificado e pseudo-estratificado.

Quanto ao formato da célula: dividem-se em tecido epitelial pavimentoso, cúbico e prismático, as células do tecido pavimento são achatadas e tem forma poligonal, as do prismático ou colunar ou cilíndrico são altas em forma de prisma e o cúbico formato cúbico.

Número de camadas: todas as células do epitélio se prendem a membrana basal, o epitélio e dito estratificado, pois as demais vão se sobrepondo umas as outras, formando vários estratos, normalmente as células do epitélio estratificado prismático atingem a mesma altura assim como seus núcleos costumam ter a mesma altura dentro da célula formando ao microscópio uma linha contínua ao longo do epitélio. Existe também o pseudo-estratificado, no qual todas as células se prendem à membrana basal,mas não tem a mesma altura dando a impressão quando analisada no microscópio de ser estratificada, o núcleos também não tem a mesma altura por isso não formam uma linha contínua como acontece com a estratificada.

Epitélio simples prismático: é encontrado em quase todo o tubo digestivo, reveste o duodeno, o piloro, o jejuno, o intestino grosso, além destes órgão reveste a vesícula biliar, no revestimento do intestino e da traquéia e revestido pelo pseudo-estratificado, existem células especializadas na produção de secreção de glicoproteínas, que ficam aderidas ao epitélio, estas células são chamadas de caliciformes, pois tem a forma de cálice ou de bulbo,elas estão localizadas na parte basal da célula que e bem estreita na forma de uma rosca de uma lâmpada, outras formação típica do epitélio intestinal são as glândulas de Lieberkuhn, que são invaginações revestidas de

Células prismáticas são classificadas como do epitélio glandular exócrino tubular simples: e encontrado nos túbulos contorcidos do rim e também na parede dos folículos da tireóide.

O epitélio simples cúbico: é encontrado em túbulos contorcidos do rim e na parede dos folículos da tireóide.

Epitélio pavimentoso e estratificado: pode ter ou não camada superficial de queratina, quando se tem na pele a queratina, o esôfago e exemplo de órgão revestido pelo epitélio estratificado não queratinizado, este epitélio também e encontrado nas lâminas de língua e do couro cabeludo.

Epitélio pseudo-estratificado: é geralmente revestido por algum tipo de cílio, no epidídimo, aparecem os estereocílios, que são cílios bem delgados, nas vias respiratórias na traquéia e nos brônquios aparecem o pseudo-estratificado com cílios bastante desenvolvidos , onde sua função e remover as partículas estranhas vindas junto com o ar. Se caso estes cílios pararem de funcionar pode transformar o epitélio em estratificado pavimentoso, onde este processo tem o nome de metaplasia.

O epitélio glandular esta constituído por células isoladas ou grupamento de células formando estruturas individualizadas, onde se denominam glândulas, que secretam substâncias, eles são classificados levando em consideração várias características.

As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, de forma que estas podem ser utilizadas em outras partes do corpo ou eliminadas no organismo.

Elas pode ser:

Mucosas: quando são ricas em muco. Ex.: glândulas salivares;

Serosas: quando fluídas, claras ricas em proteínas. Ex.: glândulas secretoras do pâncreas.

Também podem ser mistas, quando ocorrem secreções mucosas e serosas juntas Ex.: glândulas salivares parótidas.

 As glândulas podem ser   unicelulares e multicelulares, onde unicelulares que ocorre no epitélio da traquéia  ou multicelulares que sempre se originam do epitélio, por proliferação de suas células para o interior do tecido conjuntivo subjacente e posterior diferenciado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com