TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semiologia Da Dor

Trabalho Escolar: Semiologia Da Dor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 9

Dor abdominal

A dor abdominal é um sintoma comum no universo médico e representa um espectro de diversas patologias que oscilam entre entidades benignas e emergências cirúrgicas. Constitui um desafio diagnóstico. A compreensão da anatomia, da fisiologia e da patologia abdominal é vital para a formulação de diagnósticos diferenciais para a dor abdominal. É crucial perceber como a dor abdominal é gerada e sentida pelo doente. As vísceras abdominais são enervadas por fibras aferentes nociceptivas localizadas no mesentério, no peritoneu, na mucosa e na camada muscular dos órgãos ocos. Estas respondem a estímulos mecânicos (distensão) e químicos (substância P, serotonina, prostaglandinas, iões H+) produzindo dor. A dor abdominal ocorre em 3 padrões: visceral, parietal e referida. A nocicepção visceral envolve, tipicamente, o espasmo e a distensão dos órgãos abdominais, embora a torção e a contracção também exerçam o seu contributo. A dor viaja nas fibras C de condução lenta. A dor visceral é indolente enquanto a dor parietal é aguda, bem localizada e resulta da irritação directa do peritoneu. As fibras aferentes parietais peritoneais são fibras A delta de condução rápida. Ao contrário da dor visceral, localizada na linha média devido à enervação bilateral dos órgãos, a dor parietal é lateral consequência da enervação parietal ser unilateral. A dor referida ocorre quando aferentes viscerais, transportando estímulos de órgãos doentes, entram na medula espinal ao mesmo nível dos aferentes somáticos duma localização anatómica remota. Geralmente, é bem localizada. Qualquer órgão doente pode produzir os 3 tipos de dor. Como exemplo, contemple-se o caso particular da colecistite aguda. A inflamação vesicular é, inicialmente, sentida na região epigástrica (dor visceral). Quando o processo se estende ao peritoneu parietal, a dor lateraliza-se para o hipocôndrio direito (dor parietal) e, ocasionalmente, para o ombro direito (dor referida). Existe alguma sobreposição de patologias que se manifestam sob a forma de dor abdominal, nomeadamente sedeadas fora do abdómen.

Epidemiologia

A dor abdominal é uma manifestação comum, presente em cerca de 1,5% dos doentes que recorrem a consultas e em, aproximadamente, 6,5% dos pacientes que são admitidos em urgências hospitalares. Embora frequentemente benigna, até 10% destes doentes podem apresentar patologias graves.

História

A história clínica é o pilar fundamental para a caracterização da dor abdominal. Embora nem sempre credível, como é o caso de doentes idosos ou com alterações do estado da consciência, deve ser a mais completa possível de forma a focar os aspectos a seguir enunciados.

Carácter: A dor visceral, vaga, deve ser distinguida da dor somática aguda, mais definida e localizada, característica da peritonite. A cólica abdominal constitui uma dor aguda, localizada, que aumenta até um pico, diminuindo, de seguida, de intensidade, mas persistindo depois. Geralmente, encontra-se subjacente a doença de víscera oca. O mecanismo postulado é a contracção do músculo liso proximal a uma obstrução completa ou parcial: litíase biliar, litíase renal, oclusão intestinal de delgado.

Localização: A origem embriológica dos órgãos abdominais determina o local onde o doente sente a dor visceral. As estruturas derivadas do intestino proximal, que incluem o estômago, o pâncreas, o fígado, a árvore biliar e o duodeno proximal, provocam dor tipicamente localizada na região epigástrica. O restante intestino delgado e o terço proximal do cólon (incluindo o apêndice ileocecal) são estruturas do intestino médio e a dor visceral associada a lesão destes órgãos é referida à região periumbilical. Estruturas derivados do intestino distal, tais como a bexiga, o útero e os dois terços distais do cólon, geralmente, causam dor na região suprapúbica. A dor é, habitualmente, no dorso para estruturas retroperitoneais, tais como a aorta e os rins. A localização da dor é um alicerce importante que guiará a investigação posterior. A título de exemplo, a dor no quadrante inferior direito do abdómen é fortemente sugestiva de apendicite aguda.

Instalação: Dor de início súbito deve alertar para a possibilidade duma catástrofe intra-abdominal, especialmente, uma perfuração de víscera oca, uma rotura de aneurisma da aorta ou outra emergência vascular. Infelizmente, em doentes idosos, a apresentação nem sempre é a esperada.

Irradiação: Pode ser característica duma determinada doença, como é o caso da irradiação do epigastro para o dorso na pancreatite aguda, ou reflectir a progressão da doença, como são exemplos a dissecção continuada da aorta e a migração de cálculo ureteral.

Intensidade: A dor intensa levanta a suspeição acerca dum evento grave.

Duração e progressão: A dor persistente, de agravamento progressivo, é preocupante, enquanto a dor que melhora paulatinamente traduz uma entidade mais favorável. Patologias mais graves evoluem, regra geral, rapidamente, no entanto, podem ocorrer atrasos nos diagnósticos.

Manifestações associadas: Devem ser investigados sintomas associados, tais como anorexia, vómitos, diarreia e queixas urinárias. A associação de obstipação e distensão abdominal sugere oclusão intestinal. Outros são menos preditivos como acontece com a anorexia. A dor frequentemente precede o vómito nas condições cirúrgicas. A migração da dor da região umbilical para o quadrante inferior direito, associada a febre, é uma combinação muito sugestiva de apendicite aguda.

Factores de exacerbação e alívio: Dor despertada pelos movimentos reflecte, usualmente, irritação peritoneal. Dor após a ingestão alimentar pode traduzir doença ulcerosa péptica, doença biliar ou isquemia mesentérica. A referência a posição antálgica é importante como sucede com a pancreatite aguda, cuja dor melhora com a anteflexão do tronco.

Episódios prévios: Episódios recorrentes apontam para uma causa médica, exceptuando a angina intestinal, a doença biliar e a oclusão intestinal incompleta.

A história deve incluir uma avaliação detalhada da condição actual, mas também dos problemas médicos associados, medicações, história familiar, abuso de drogas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com