TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Separaçao De Misturas

Pesquisas Acadêmicas: Separaçao De Misturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO

Em Química, separações de misturas são utilizadas para separar substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. É realizada para as mais diversas finalidades, da química analítica à engenharia química ou de petróleo. Dentre os métodos, alguns, por mais que pareçam ter pouca utilidade, são essenciais em processos de mineração ou análises farmacêuticas. Cada método de separação é utilizado para certo tipo de sistema, que pode ser dividida basicamente entre homogêneo e heterogêneo, separação homogênea são aquelas na qual os componentes são diluídos de modo a apresentarem apenas uma fase, e a separação heterogênea são aquelas na qual os componentes diluídos em água apresentam duas ou mais fases.

Os métodos de separação podem ser de modo mecânico ou por processos físicos, que são técnicas que se utilizam de conhecimentos de propriedades (como solubilidade, interação magnética) e constantes físicas (como ponto de fusão ou ponto de ebulição, densidade) para separar os componentes de um sistema.

Filtração é um método que pode ser usado para separar partículas sólidas de um líquido, passando a mistura através de um material poroso que retém as partículas do sólido, a filtração a vácuo serve para acelerar o processo de filtração. A decantação é utilizada para separar substâncias com densidades diferentes, sendo que a mais densa precipita.

2 OBJETIVO

A aula tem como objetivo realizar a separação de misturas por filtração e decantação e visualizar como o processo ocorre.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

• Béquer

• Bastão de vidro

• Funil de separação

• Suporte

• Óxido de cálcio

• Água

• Papel filtro

• Nitrato de cobre

4 DESENVOLVIMENTO

Há dois tipos de funis, o funil com haste longa com rachaduras, serve para filtração e o funil reto sem rachaduras serve apenas para transferir líquidos. Na filtração simples iremos utilizar um funil de haste longa, na filtração a vácuo o funil é de Buchner, acoplado a um frasco de Kitassato, ligado a uma bomba. Iremos realizar dois tipos de filtração a simples e a vácuo.

Filtração simples: Filtra-se o óxido de cálcio, com auxílio do bastão de vidro, a substância ficou com uma espécie de película de óleo por cima

Filtração a vácuo: Filtra-se água com nitrato de cobre, nesse tipo de separação o líquido continua com a mesma cor, antes de ser filtrado, conseguimos ver apenas uma fase.

5 RESULTADOS

Na filtração simples a parte sólida ficou sobre o papel e a líquida no béquer. Foi observado uma mistura heterogênea, e o processo foi lento. Já na filtração a vácuo foi uma mistura homogênea, pois foi observada apenas uma fase, o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com