TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas da lepra

Projeto de pesquisa: Sintomas da lepra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

Prevenção

É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.

Sintomas de Hanseníase

Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Como se contrai a doença?

A transmissão dos bacilos da doença ocorre principalmente pelos bacilos presentes em gotículas de saliva, que são eliminados através da fala de uma pessoa portadora da doença com a forma contagiosa e que não esteja em tratamento. Quando a pessoa adoece, ela pode evoluir para várias formas clínicas, dependendo da condição imunitária do paciente, sendo que, de quatro formas clínicas existentes, duas delas não são contagiosas e duas podem contaminar outras pessoas.

O Brasil registrou no ano passado 30.298 novos casos de hanseníase,. O número representa queda de 15% no registro da doença em todo o país entre 2010 e 2011. Em 2010, foram 34.894 novos casos (18,22 por 100 mil habitantes), sendo 2.461 na população menor de 15 anos.

Causa da doença

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com