TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintomas de Esporotricose

Trabalho acadêmico: Sintomas de Esporotricose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.136 Palavras (13 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 13

Esporotricose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Esporotricose

Preparado citológico mostrando células fagocitárias e e numerosas formas de leveduras intracelulares

Classificação e recursos externos

CID-10

B42.

CID-9

117.1

MedlinePlus

Esporotricosis

Aviso médico

A esporotricose é uma micose provocada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii.1 Chega a afetar os vasos linfáticos, a pele e até a alguns órgãos internos, como o pulmão, ossos e cérebro. A micose é mais frequente em lugares de clima temperado e úmido e o fungo vive na natureza, sendo transmitida através de felinos como o gato, roedores e insetos.2 O fungo encontra-se instalado na vegetação e entra no organismo através de rupturas na pele.3 Portanto é uma doença ocupacional que pode atingir pessoas do campo, que manipulam rosas por exemplo.3 É difundida por todos os continentes.2

Sintomas[editar]

Esporotricose felina

Os sintomas dependem de qual ou quais órgãos foram afetados. Na forma cutânea,existem quatro tipos:

• Cutâneo-localizada:formação de ínguas, nódulos avermelhados que podem aparecer nos olhos e na boca.

• Cutâneo-linfática: caracterizada por nódulos que podem ferir e que depois formam um cordão duro que atinge os glânglios através dos vasos linfáticos. Também ocorre ínguas.

• Cutâneo-disseminada:os nódulos se disseminam pela pele. É frequente em imunodeprimidos.

• Extra-cutânea: a esporotricose atinge outros órgãõs como ossos, testículos, pulmões, articulações e o sistema nervoso.

Tratamento[editar]

Iodeto de potássio é o medicamento de primeira escolha, além de antimicóticos administrados por via oral.1 2

Pelo agente etiológico, Epidermophyton floccosum •

Candidíase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cultura de Candida albicans

A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans e que ataca qualquer parte da pele humana. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca (candidíase oral), sendo chamada popularmente de sapinho (nesse caso não trata-se de DST), em torno dos olhos (candidíase ocular) e mucosa vaginal benignas (candidíase vaginal), e em infecções sistêmicas malignas em doentes com SIDA/AIDS.

Candida albicans[editar]

As cândidas são leveduras ovais com cerca de 5 micrômetros que se multiplicam sexuadamente e assexuadamente por gemulação. Por vezes existem simultaneamente formas de micélios típicos com hifas, ou pseudomicélios, que são formas coloniais sem hifas verdadeiras.

A Candida albicans é o patógeno da espécie mais frequente, causando mais de dois terços das infecções, mas outros como Candida tropicalis, Candida kefyr, Candida glabrata ou Candida parapsilosis também são responsáveis por casos de candidíase.

Cabe ressaltar que a C. albicans faz parte da microbiota normal da vagina. Sua proliferação é que está normalmente relacionado com a manifestação da candidíase vaginal.

A candidíase pode ser manifestada por imunidade baixa, isto é, baixa defesa do organismo; podendo estar relacionada ao estresse, e a doenças como diabetes e Lúpus eritematoso sistêmico.

Epidemiologia[editar]

Existente em todo o mundo. As leveduras se aproveitam de debilidade ou imunodeficiência para se multiplicar e disseminar além dos níveis normais.

Sintomas da Candidíase[editar]

Os sintomas mais frequentes da candidíase oral são a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha. Já a candidíase nos órgãos genitais são frequentes a comichão(coceiras), vermelhidão e irritação da região exterior da vagina, bem como uma secreção branca e espessa no caso das mulheres e o inchaço, vermelhidão do pênis e prepúcio no caso dos homens.

Diagnóstico e Tratamento[editar]

A candidíase pode afetar vários tecidos humanos. Na boca é popularmente chamado de "sapinho", acometendo principalmente crianças. Pode ocorrer na pele, mucosas genitais (Candidíase vulvovaginal), ou mais raramente tecidos internos, particularmente em imunodeprimidos (SIDA, quimioterapia).

A presença de hifas e leveduras observadas ao microscópio é diagnóstica, assim como a cultura com crescimento do fungo embora ambas não tenham sensibilidade muito elevada. A sorologia, com detecção de anticorpo específicos também é disponível, porém pouco útil na prática clínica pela baixa acurácia.

O tratamento das infecções sistêmicas pode ser realizado com medicações endovenosas ou orais com antifúngico como anfotericina B, caspofungina ou com derivados de azol, como fluconazol e itraconazol, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticos tópicos como nistatina, clotrimazol, miconazol,tinidazol+nitrato de miconazol,entre outros. Existem ainda tratamentos naturais que utilizam o carvacrol em alta concentração, substância presente no orégano, em forma de óleo. Este tipo de tratamento funciona como um paliativo durante crises, mas apresenta resultados muito contundentes na manutenção da saúde de pessoas com predisposição à infecção vaginal.

37

Dermatofitose

Nomes populares

Dermatomicose, Tinea, Tinha, Ringworm.

Agente causador

São causadas por fungos filamentosos, queratinofílicos e queratinolíticos pertencentes

aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com