TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Excretor

Trabalho Universitário: Sistema Excretor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Designa-se como sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que eliminem o que o corpo não necessita, num organismo, é responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. No ser humano podemos considerar como sistemas excretores o sistema urinário (onde é produzida a urina) e a pele (que produz suor através das glândulas sudoríparas). O sistema respiratório, ao eliminar dióxido de carbono, que é um dos principais resíduos da respiração celular, é por vezes, também incluído neste grupo por alguns autores (ainda que, na verdade, não seja responsável pela produção de uma "excreção" no sentido próprio da palavra).

A sua função é eliminar as substâncias que estão em excesso, chamado de equilíbrio dinâmico, que é fundamental para o bom funcionamento da célula com o meio externo.

Conceitos básicos[editar | editar código-fonte]

- Diálise do sangue: do sangue pelo rim; - Diurese: Processo de formação da urina; - Micção: Ato de urinar; - Substância diurética: Aumenta a formação da urina; - Cálculo Renal: Pedras nos rins ou Ureter, causada pela má alimentação e a falta de água. Trata-se com medicamentos ou ultrassom. - Infecção urinária (cistite): Ardência na micção. Lesões na uretra.

Componentes do sistema urinário humano[editar | editar código-fonte]

Partes da bexiga urinária.

Néfron - Unidade funcional dos rins;

- Etapas da atividade renal em cada néfron:

O filtrado glomerular passa para o túbulo contorcido proximal, ocorrendo transporte ativo de sódio de volta para o sangue. Processo este estimulado pelo hormônio chamado aldosterona (das supra-renais).

Na alça de Henle, há reabsorção de água, e a urina primária torna-se mais concentrada. Este é o local de maior reabsorção de água.

No túbulo contorcido distal volta a acontecer o transporte ativo, com reabsorção de glicose e aminoácidos. Mas neste local também há reabsorção passiva de água, estimulada pelo ADH (hormônio antidiurético).

O líquido que chega nos tubos coletores já não contém mais aminoácidos, glicose ou vitaminas, o seu teor de água é relativamente pequeno, e ele já pode ser considerado urina.

- Substâncias reabsorvidas: água, glicose, eletrólitos, aminoácidos, vitaminas; - Substâncias excretadas: água, ureia, ácido úrico, amônia, creatinina, resíduos metabólicos; controle hormonal da diurese: ADH - Hormônio Anti-Diurético; - Produzida pelo hipotálamo e libertada pela Hipófise (glândula do cérebro que produz e armazena hormônios); - Atua no néfron aumentando a reabsorção, e portanto diminuindo a diurese.

Obs: O álcool inibe a produção de ADH, aumentando assim a diurese.

Diabetes insípida : - Diminui a produção do ADH; - Poliúrica; - Desidratação intensa; - Sede excessiva;

Excreção nos animais:

- Difusão Direta: Invertebrados inferiores, com exceção dos platelmintos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com