TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinario

Casos: Sistema Urinario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Urinário

Principais componentes: Dois Rins e as vias urinárias que correspondem a dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra.

Diferença entre Ureter e Uretra e suas funções: Ureter são dois tubos que levam a urina dos rins até a bexiga. Sua função capaz de realizar contrações rítmicas chamadas de peristaltismo, onde a urina se move pelos ureteres em resposta à gravidade e ao peristaltismo. Já a uretra é um tubo que transporta a urina da bexiga para o meio externo, contendo diferença entre a uretra masculina da feminina onde se diferem no trajeto, sendo na mulher, a uretra curta (3,8cm) e faz parte exclusiva do sistema urinário, já no homem a uretra faz parte do sistema urinário e reprodutor, medindo cerca de 20 cm, é muito mais longa que a uretra feminina.

Papel da bexiga junto ao sistema urinário: Armazenar a urina que é transportada dos rins pelos ureteres e soltar ou eliminar essa urina pela uretra.

Unidade funcional do sistema urinário: Através dos rins onde se encontra o nefrónio que filtra o sangue e produz urina com o excedente de líquidos e os resíduos eliminados do organismo pelo rim. Cada rim conta com mais de um milhão de pequenos nefrónios, cada constituído por dois elementos: o corpúsculo renal e túbulo renal.

Estruturas que podemos encontrar no rim? Citar algumas: Duas faces: uma posterior mais abaulada e uma inferior mais lisa. Duas bordas: uma medial côncava onde se encontra o hilo renal e uma lateral convexa. Dois polos um superior mais arredondado, onde se encontra a glândula supra renal e um inferior, córtex renal e medula renal são estruturas internas a medula consiste em 8 a 18 pirâmides renais, que são estruturas cuneiformes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com