TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinario

Trabalho Universitário: Sistema Urinario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  6.611 Palavras (27 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 27

INTRODUÇÃO

O sistema urinário consiste de 2 rins, que produzem a urina, 2 ureteres que conduzem a urina à bexiga e a uretra que descarrega o conteúdo da bexiga. O sistema urinário controla a concentração de substâncias no sangue, mantendo assim, a homeostase dos líquidos corporais. O sistema reprodutor feminino é formado pelo canal vaginal, útero, duas tubas uterinas e dois ovários, ligados ao útero, de cada lado, através de ligamentos ovarianos. Externamente, ao redor da abertura da vagina, temos dois lábios vaginais de cada lado (lábios maiores e menores) e, anteriormente, um pequeno tecido erétil chamado clitóris. Esta região externa é conhecida como vulva. O sistema reprodutor masculino é formado por testículos, epidídimo, ducto deferente, e próstata entre outros. O objetivo dessa pesquisa é trazer conhecimentos, pois o corpo humano é muito complexo e intenso, saber a fundo sobre sistema urinário, reprodutor feminino e masculino e entender quais as suas funções (COLICGNO, 2008) e (SPENCE,1929).

1.SISTEMA URINÁRIO

Os órgãos excretores compreendem os rins, que excretam a urina, os ureteres, que as transportam para a bexiga urinária, onde é armazenada temporariamente, e a uretra, através do qual ela é escoada da bexiga urinária (COLICIGNO, 2008).

1.1 Rins

Os rins são um par de órgãos de coloração marrom- avermelhada, com o formato de um grão de feijão, cobertos por uma cápsula fibromuscular, fina, brilhante, que se descola facilmente em um rim normal, o mesmo não ocorre em um rim doente. Cada rim apresenta uma face anterior e outra posterior, bordas ou margens medial e lateral e polos superior e inferior. A borda lateral é convexa; a medial é chanfrada na altura do hilo, o qual conduz ao seio renal. Os principais vasos renais entram no hilo e dele saem, e os ureteres deixam o rim. Os rins estão localizados paralelamente à coluna vertebral, sobre o músculo psoas maior e em um plano oblíquo, entre o coronal e o sagital. Os rins têm cerca doze a 12 a 13 cm de cumprimento, sendo o esquerdo um pouco mais longo e maior que o direito, e ambos pesam, no homem adulto, aproximadamente 125 a 170 g e, na mulher adulta entre 115 e 155g. No recém-nascido, os rins são cerca de três vezes maiores, em proporção ao peso do corpo, do que no adulto (COLICIGNO, 2008).

O polo superior encontra-se coberto pela glândula supra-renal, que se apresente envolvida pela fáscia renal juntamente com o rim. Anteriormente, o rim direito relaciona-se com o fígado, a segunda parte do duodeno, o colo ascendente, ou flexura cólica direita, e o intestino delgado. O rim esquerdo está relacionado com o estômago, o pâncreas, o colo descendente, ou flexura cólica esquerda, o baço e o intestino delgado. As relações posteriores importantes são como o diafragma e o músculo psoas maior e quadrado maior (COLICIGNO, 2008).

A borda media do rim contêm uma fissura vertical, o hilo que da passagem aos vasos e nervos renais e à extremidade superior ao ureter. O hilo conduz a um recesso, o seio renal, que é revestido pela continuação da cápsula renal e contêm os vasos renais e a pelve renal. Esta última é a expansão da extremidade superior do ureter. O termo grego pyelos, que significa tubo ou bacia, refere-se à pelve do ureter, e o termo pielonefrite refere-se a uma inflamação do rim e do ureter (COLICIGNO, 2008).

No interior do seio renal, a pelve renal divide-se em dois ou três tubos largos e curtos, os cálices renais maiores. Cada um destes cálices se subdivide em sete a catorze cálices renais menores. A urina cai em um cálice menor proveniente de tubos coletores que perfuram obliquamente o ápice de uma papila renal. Cada rim é formado por cerca de um milhão de controlar a quantidade de líquidos no organismo, regular a pressão arterial e secretar pequenas estruturas, chamadas nèfrons. Cada néfron é capaz de eliminar resíduos do metabolismo do sangue, manter o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-básico do corpo humano, hormônio, além de produzir a urina. Por este motivo, dizemos que o néfron é a unidade funcional do rim, pois apenas um néfron é capaz de realizar todas as funções renais.

1.2 Ureter

O ureter e os vasos que entram no hilo renal constituem o pedículo renal. O ureter é um tubo muscular de 25 a 30 cm de cumprimento, que conecta o rim à bexiga urinária, é retroperitoneal sendo a metade inferior pelvina. O ureter deixa a pelve renal ao nível do hilo renal ou próximo a ele, atrás dos vasos renais, e desce sobre o músculo psoas maior, envolto em tecido conjuntivo peritoneal (COLICGNO, 2008).

O ureter é composto de três túnicas; a túnica adventícia continua-se com uma extremidade, com a cápsula fibrosa do rim, no soalho do seio renal, e com outra perde-se na estrutura fibrosa da bexiga: a túnica muscular é composta de duas camadas longitudinais, (perdem-se aos lados das papilas nas extremidades dos cálices) e as circulares ( podem ser vistas rodeando a substância medular naquela mesma altura); e a túnica mucosa: é lisa apresentando apenas poucas pregas longitudinais que se apagam pela distensão. As artérias de suplência do ureter são ramos das artérias renal, espermática, ilíaca interna e vesical inferior. Os ureteres são muito distensíveis. Eles se tornam muito dilatados, e suas paredes se espessam quando há uma obstrução aguda é comumente resultante de um cálculo renal e, amiúde, determina dor. A distensão excessiva e rápida de ureter causa uma dor rítmica intensa (cólica uretérica). Com frequência, a cólica resulta de um cálculo renal ou cálculo uretérico que, geralmente, é composto de oxalato de cálcio, fosfato de cálcio e/ ou ácido úrico. Os cálculos urinários podem localizar-se nos cálices, na pelve renal, no ureter ou na bexiga urinária (COLICIGNO, 2008).

As artérias renais são grandes vasos que nascem da artéria aorta em ângulos retos, ao nível do disco intervertebral entre as artérias L1 e L2. Tipicamente, cada artéria renal divide-se, próximo ao hilo renal, em cinco artérias segmentares. A maioria delas passa pela frente da pelve renal, porém uma ou duas passam por trás. As veias renais situam-se à frente das artérias renais. As veias renais unem-se a veia cava inferior (COLICIGNO, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com