TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinario

Monografias: Sistema Urinario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  340 Visualizações

SISTEMA URINÁRIO

Cada ação de nossa vida diária, desde comer e respirar até andar e correr, torna-se possível por meio de reações quimícas ocorridas nas células de nosso corpo. Os produtos residuais dessas ações acumulam-se no sangue. Para permanecermos saudáveis, esses produtos residuais devem ser filtrados e excretados. Essa é a principal função do sistema urinário ( Guia de Saúde da Família – Revisão Méd. Albert Einstein – Hosp. Israelita).

A urina é um importante meio para detecção de alguma disfunçao do organismo. Alterações na coloração e no odor são indicadores de alguma anormalidade. Na média uma pessoa produz cerca de um litro e meio de urina por dia.Cerca de 95% da urina de uma pessoa contém água. Os outros 5% são compostos por substâncias nitrogenadas - ácido úrico, uréia e creatina. (Novo Atlas do Corpo Humano - Obras de Referência e Educação da Klick Editora - Editor resp.: Sérgio Yamasaki).

1.1 ESTRUTURA:

O Sistema Urinário compreende os rins, os ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Ele é responsável pela produção e pela eliminação da urina. Com exceção da uretra, o Sistema Urinário situa-se dentro das cavidades abdominal e pélvica(D812a Duarte, Hamilton Emidio Anatomia Humana / Hamilton E. Duarte. - Florianópolis : BIOLOGIA/EAD/UFSC, 2009).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com