TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

Artigo: Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  Artigo  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)

A sistematização da assistência de enfermagem é uma metodologia científica que o profissional enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência aos pacientes. A SAE é uma prática privativa do enfermeiro, que através de um método chamado processo de enfermagem realiza a identificação das situações de saúde, que possam assim contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do individuo, da família e comunidade. Para a implementação da SAE o enfermeiro tem que ter o interesse em conhecer o paciente como um individuo, e utilizando os seus conhecimentos e habilidades para implementação das ações sistematizadas.

Esta metodologia ajuda o enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar conseqüências, e a aperfeiçoar a capacidade de solucionar problemas para assim maximizar oportunidades e recursos no tratamento de patologias e a detectar precocemente anormalidades. A SAE foi desenvolvida para aplicação da abordagem científica e solução de problemas na prática e para a sua aplicação é necessário se entender e se aplicar conceitos e teorias apropriados das ciências da saúde, ou seja a própria enfermagem, em ciências físicas, biológicas, comportamentais e humanas, além do desenvolvimento holístico do ser humano. O conjunto de todos estes conhecimentos ajuda a proporcionar justificativas para tomadas de decisão das ações de enfermagem.

O processo de enfermagem que faz parte da SAE, engloba as etapas de investigação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução de enfermagem, onde: a investigação consiste na coleta de informações referentes ao estado de saúde do indivíduo, da família e da comunidade; o diagnóstico é a fase que se analisa os dados coletados e avalia o estado de saúde do cliente através da identificação e avaliação de problemas de saúde reais; o planejamento são as intervenções de enfermagem, onde a determinação global da assistência de enfermagem que o cliente deve receber diante do diagnóstico de enfermagem estabelecido; a implementação é a execução dos cuidados adequados ao atendimento das necessidades e a evolução é a ação de acompanhar as respostas do paciente aos cuidados prescritos e implementados, por meio de anotações nos prontuários ou do próprio paciente.

Cada etapa do processo de enfermagem descrito é fundamental para contribuir para a melhora na qualidade da assistência de enfermagem, porém é necessário que este processo seja guiado por uma teoria a fim de tornar mais eficaz os resultados da assistência prestada aos pacientes.

Mais para que as ações de enfermagem sejam sistematizadas é necessário se capacitar os enfermeiros, para que estes possuam mais conhecimento as cerca das teorias a serem utilizadas, do processo de enfermagem, da semiologia, alem de habilidades que são necessárias. Sendo então importante ressaltar que para que a SAE seja incorporada é necessário, portanto a educação permanente de todos os profissionais envolvidos no processo. Desta forma a sistematização da assistência de enfermagem confere uma maior segurança aos pacientes, uma vez que, pare ser implantada, requer que o enfermeiro realize o julgamento clínico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com