TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM (SAE)

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 8

1 – INTRODUÇAO

Ao longo de sua história, como profissão, a enfermagem tem acompanhado as mudanças ocorridas na sociedade, levando os seus profissionais a se questionarem e a refletirem sobre a sua situação prática. A partir destes questionamentos e reflexões é que se desenvolveu um método científico destinado a cuidar do ser humano de forma individualizada e sistematizada, denominado Processo de Enfermagem. As paginas a seguir é um breve resumo da sistematização do processo de enfermagem bem como as teorias que embasam a prática da enfermagem. Destacamos a Teoria do Autocuidado de Dorothea Orem e as resoluções do Cofen(Conselho Federal de Enfermagem), lei nº358/2009.

2 – SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM (SAE)

Com a evolução da assistência de Enfermagem e a educação permanente criou-se a sistematização da assistência de enfermagem (SAE) que é uma metodologia cientifica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, pois confere maior segurança aos pacientes e uma melhora na prática assistencial gerando maior autonomia aos profissionais de enfermagem. Com a globalização  e as politicas de saúde atuais houve uma necessidade de uma reorganização da assistência prestada aos pacientes para poder obter uma analise dos indicadores de saúde  para avaliação e acompanhamento da qualidade dos serviços prestados  á população. O desenvolvimento e o aperfeiçoamento da competência para aplicação, de modo planejado e dinâmico, de um processo assistencial, possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e predizer quais as necessidades da pessoa, família ou coletividade humana, em determinado momento do processo saúde e doença. A SAE e o Processo de Enfermagem, regulamentados na Resolução COFEN nº 358/2009, representam uma necessidade em todos os serviços de saúde.  É uma metodologia cientifica que o profissional enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnicos – científicos e humanos na assistência aos pacientes. Os enfermeiros precisam aprimorar seus conhecimentos  nas teorias de enfermagem, na semiologia, fisiologia  patologia  e desenvolver habilidades para gerenciar as unidades de saúde

A expressão "processo de enfermagem" foi empregada pela primeira vez por Ida Orlando ,em 1961, para explicar o cuidado de enfermagem. Já, em 1967 um grupo da Universidade Católica identificou as fases do processo de enfermagem com: levantamento, planejamento, implementação e avaliação; no levantamento está incluído o diagnóstico de enfermagem (HORTA, 1995). Para Lucile Lewis (1970), o processo de enfermagem consta de três fases: levantamento, intervenção e avaliação; a primeira fase também inclui o diagnóstico, embora ela não use este termo, e sim identificação do problema e estabelecimento da prioridade. Já para a Associação Americana de Enfermeiras as etapas do processo são: coleta de dados, diagnóstico de enfermagem, remoção da coleta de dados e revisão do plano. Assim, há inúmeros modelos do processo de enfermagem, mas nenhum deles tem base teórica, com exceção daquele de Sister Callista Roy, que se baseia na teoria da adaptação e consta das seguintes fases: levantamento do comportamento do cliente, levantamento dos fatores influentes, identificação do problema, estabelecimento do objeto, intervenção, avaliação. Foi na década de 70 que Wanda Horta introduziu o Processo de Enfermagem no Brasil .Segundo Jesus, C.A.C. de (2002), nesta mesma década, o planejamento de cuidados se fortalece pela abordagem interdisciplinar e utiliza-se o termo processo de enfermagem, sendo aplicado em alguns hospitais dos Estados Unidos e Reino Unido. Durante as décadas de 80 e90 o planejamento do cuidado passou a ser incorporado com uma nova terminologia: a sistematização da assistência de enfermagem, dando-se maior atenção Segunda etapa do processo de enfermagem, a do diagnóstico, porém perdura até hoje a dificuldade de sua aplicação prática. A SAE quando implementada requer que o enfermeiro realize um julgamento clinico, pois é uma ferramenta que favorece a melhora da assistência com base n0o conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o auxilio de evidencias científicas obtidas através da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do individuo, família ou da comunidade.

3 – RESOLUÇÃO DO  COFEN  358/2009

Em quais  locais  o processo de Enfermagem deve ser realizado?

Conforme a Resolução do Cofem 358/2009 que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem é a implementação do processo de Enfermagem em ambientes públicos e privados e conferidos pela lei 5905 de 12/07/1973 que delega as atribuições legais. Conforme o art1º no §1º Os ambientes que refere a legalidade de atuação de enfermagem em internações hospitalares, instituições prestadoras de serviços ambulatoriais de saúde, domicílios, escolas, associações comunitárias, fábricas.

O processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas independentes e recorrentes descreva cinco etapas:

São elas: Levantamento de dados, Diagnósticos de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação, Avaliação de Enfermagem.

I - Levantamento de dados processo sistematizado e continuo com auxilio de métodos e técnicas variadas do paciente, através de anamnese, com entrevista com familiares e ate mesmo coletividade em um processo saúde-doença para agrupar informações.

II- Diagnostico de Enfermagem: Levantamentos de todas as informações colhidas, culminando para tomada de decisões que embasará nas soluções e ou intervenções no objetivo de alcançar o resultado esperado através do agrupamento dos dados coletados.

III     - Planejamento de Enfermagem:           Define como devera ser as ações implementadas e as realizações em face às respostas no processo saúde-doença através do diagnostico de enfermagem.

IV- Implementação: realizações ou intervenções dos planejamentos da assistência de Enfermagem.

V- Avaliação de Enfermagem: processo sistematizado e continuo verificando as respostas obtidas neste processo saúde-doença para que se possa avaliar se foi valido a ações e intervenções usadas ou se há necessidades da utilização de um novo planejamento ou ate mesmo adaptações ao planejamento em ação.

Quais as ações de acordo com o artigo quatro são incumbência do enfermeiro?

De acordo com a lei nº 7.498, de 25 de Junho de 1986 e do decreto n° 94.406, de 08 de Junho de 1987 que a regulamenta, incumbe à liderança na execução e avaliação do processo de enfermagem, fazendo que consiga resultados aguardados, elaborar diagnostico de enfermagem, orientar pacientes e familiares a respeito do processo saúde e doença, e sobre ações e intervenções e enfermagem realizadas durante o tratamento.

4 – TEORIA DE DOROTHEA OREM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com