TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NO CUIDADO DO PACIENTE

Por:   •  25/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 13

    CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO- UNICNEC

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PROJETO INTEGRADOR

Maria Eduarda Vieira Neto

   APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE)  NO CUIDADO DO PACIENTE

MAIO/2017/OSÓRIO

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO - UNICNEC

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

PROJETO INTEGRADOR

Maria Eduarda Vieira Neto

  APLICAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NO CUIDADO DO PACIENTE

Trabalho solicitado pela disciplina do Projeto Integrador ministrada pela docente Charlene Pires no Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC, para obtenção de parecer avaliativo.

MAIO/2017/OSÓRIO

INTRODUÇÃO

A sistematização da assistência de enfermagem (SAE) é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora da qualidade da assistência e maior autonomia aos profissionais de enfermagem. SAE é o que organiza o trabalho profissional, quanto ao método pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem (PE) (TANNURE, 2008).

A SAE deve ser aplicada para produzir resultados determinados, ampliando conhecimentos e um melhoramento na qualidade da assistência e no registro das informações de enfermagem. Ela confere maior segurança aos pacientes, uma vez que, para ser implementada, requer que o enfermeiro realize o julgamento clínico. Este é uma ferramenta que favorece a melhora da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e/ou comunidade (NÓBREGA; SANTOS, 2004).

A SAE disponibiliza sua atuação sendo aplicada pelo Processo de Enfermagem (PE), que é um método a instaurar na prática, uma teoria de enfermagem. A ciência da enfermagem está baseada em uma ampla estrutura teórica, e o processo de enfermagem é uma das ferramentas por meio das quais essa estrutura é aplicada à prática da enfermagem, ou seja, é o método de solução dos problemas do paciente (JESUS,2002).

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), por meio da Resolução 358/2009, tem recomendado que a assistência de enfermagem deve ser sistematizada implantando-se o processo de enfermagem (PE) (ALMEIDA, 2004; FARIAS; NÓBREGA, 2000).

O processo de enfermagem é uma ferramenta metodológia utilizada para tornar a assistência de enfermagem sistemática, organizada em fases, com o objetivo de orientar o cuidado profissional de enfermagem e promover a qualidade no cuidado prestado, fornecendo estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-o mais científica e menos intuitiva (SILVA, NATHÁLIA, 2016; JESUS, 2002).

O PE se operacionaliza em cinco etapas, dentre as quais são: Investigação, diagnósticos, planejamento, implementação e avaliação.

OBJETIVO

          O objetivo deste trabalho é analisar a aplicação da SAE em cima de um estudo de caso, expeculando cada etapa do processo de enfermagem que se adequa à todas as informações dos dados deste paciente, correlacionando com as disciplinas matriculadas de cada aluna participante deste trabalho, nesta graduação.

                                                  DESENVOLVIMENTO

No processo de enfermagem temos cinco etapas que serão administradas na internação do paciente, aplicadas no seu prontuário, dado etapas que se aplicam desde a entrada no hospital até os avanços e resultados devidos para sua alta.

Investigação: É a primeira fase do processo de enfermagem (Anamnese e Exame Físico), que é o primeiro passo para a determinação de como se encontra a saúde do paciente. Consiste na coleta de informações referente à saúde do indivíduo, da família e comunidade, com o propósito de identificar as necessidades, problemas, preocupações e as reações humanas deste. Por isso é de extrema importância que obtenhamos todas as informações da forma mais precisa e autenticada possível.

A aplicação desta investigação pelo enfermeiro deve ser capaz de nortear coleta de dados às respostas humanas desde a condição da pele, função urinária, funcionamento do organismo, saúde espiritual até a capacidade do autocuidado (Carpenito – Moyet, 2008).

Logo abaixo analisaremos fragmentos do nosso estudo de caso que se relacionam com a etapa de investigação – coleta de dados.[pic 2]

Quadro inicial de avaliação:

Nome: M.D.B.                     Raça: Branca                      Sexo: Masculino

Idade: 63 anos                    DN: 02/08/1953                  Hora: 13:45

Data Internação: 13/03/2017                                         Proveniente: Domicílio

Paciente M.D.B. com idade de 63 anos, deu entrada no setor de emergência trazido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Analisando-o fisiologicamente, seu organismo está com náusea moderada, amaurose fugaz direita, dislalia e hemiparesia.

M.D.B. possui histórico de hipertensão arterial sistêmica há 13 anos e diabetes melito tipo 2 (não insulino dependente) há 5 anos.

Anatomicamente, desconsidera-se a terapia trombolíta para o caso, após serem analisados exames laboratoriais e tomográfico. Levando em consideração anatomia cerebral, acredita-se que paciente sofreu um acidente isquêmico transitório (AIT). O seu organismo, fisiologicamente carrega por muito tempo a HAS, e seu organismo sofre com isso, por mais que haja tratamento e tenta-se amenizar pelos cuidados diários, a hipertensão traz como principais consequências alterações em órgãos, como o coração, o cérebro, os rins e os vasos sanguíneos. Assim, essa doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Sendo indivíduo hipertenso, este provalmente gerou o fator contribuinte para propagar o AIT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (210.8 Kb)   docx (154.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com