TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte Basico Da Vida

Artigos Científicos: Suporte Basico Da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem:

Curso: TEC. SEGURANÇA NO TRANSITO

Professor: MARIZETE FARIAS DA ROCHA

Nome do aluno: EWERSON LUIS GAMA

Data: 14/10/2014

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1

As funções de linguagem estudadas em nosso material didático, estão relacionadas à intenção comunicativa. Leia os três textos que seguem e explique, de forma fundamentada, qual é a função de linguagem predominante, sublinhando trechos dos textos para comprovar as suas explicações. (3,0 pontos)

Texto 1 -

A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso vistoriaram a área do Parque da Chapada, onde seis turistas ficaram feridos após o desabamento de parte do paredão que dá acesso a uma cachoeira. A sugestão dos especialistas é de que a área seja interditada e desativada. Segundo o major Elton Guilherme Crisóstomo, coordenador de Resposta a Desastres e Reconstrução da Defesa Civil, existem fissuras no paredão Véu de Noiva, o qual desmoronou na segunda-feira (21). Crisóstomo afirma que o deslizamento deriva de processos erosivos, ação do tempo e ventos, o que torna impossível a previsão de uma nova queda do local. A Defesa Civil vai elaborar um documento, que será entregue ao Ibama e encaminhado à administração do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com as áreas definidas como seguras para visitação.

Fonte: <http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia.php?IdNoticia=54845>. Acesso em: 26 out. 2012.

Texto 2

Liberdade de imprensa

A censura é a arte de descobrir nas artes literárias ou dramáticas as intenções malévolas. O ideal é descobrir essas intenções, mesmo que o escritor não as tenha. A divisa do censor é: "Cortemos... cortemos..." - sempre restará muita coisa. O censor deve estar persuadido de que cada palavra de uma obra contém uma alusão pérfida. Quando conseguir descobrir a alusão, cortará a frase; quando não descobrir, cortará do mesmo modo, pois as alusões dissimuladas são as mais perigosas. (Wagner Pedro Sarraf Ferri - O Estado de São Paulo, 5 de julho de 1991.)

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. 3. ed São Paulo: Scipione, 1992. 223p. (com adaptações)

Texto 3

PENSAR É TRANSGREDIR

... Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.

Fonte: LUFT, Lya. Pensar é transgredir. In Revista Veja, de 20 de fev. de 2008. São Paulo: Abril, ed. 2048.

O texto 1 Função referencial (ou denotativa) , pois refere-se as informação direta e objetiva ex; A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso vistoriaram a área do Parque da Chapada, onde seis turistas ficaram feridos,

O texto 2 tem funcão conativa ou apelante, pois refere-se da importância da liberdade de imprensa ex: Quando conseguir descobrir a alusão, cortará a frase; quando não descobrir, cortará do mesmo modo, pois as alusões dissimuladas são as mais perigosas."

O texto 2 tem função emotiva , pois se refere-se a sentimentos e acontecimentos emocionais , ex: Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos para não morrermos soterrados na poeira da banalidade, embora pareça que ainda estamos vivos.

Questão 2

Considerando os estudos relativos às variantes linguísticas, faça a leitura do texto que vem a seguir, e, em seguida, elabore um texto narrativo, abordando uma situação sobre de uso de gíria. (2,5 pontos)

Orientações:

a) Seu texto deverá ter entre 10 e 12 linhas;

b) A redação deve ser clara e coerente;

c) Você poderá relatar uma situação vivenciada por você, ou uma situação fictícia.

d) Dê um título ao texto.

GÍRIA É COISA DE MODA

Ao adolescente do novo milênio que não consegue entender o que se conversa numa roda de contemporâneos, resta o consolo de não pertencer aos grupos acusados de promoverem a chamada erosão da linguagem. Para esses grupos, segundo estudiosos como o poeta, tradutor e ensaísta José Paulo Paes, têm sido cada vez mais cômodo seguir o caminho das imagens comparativas, evitando expor o próprio potencial intelectual ao risco de um raciocínio elaborado. Não é a toa que um dos recursos mais usados hoje para facilitar a explicação de uma ideia é o 'tipo assim' ('Ele é um cara tipo assim...'). [...]. Enquanto a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com