TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte básico De Vida

Trabalho Escolar: Suporte básico De Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Definir o sistema integrado de emergência médica (SIEM) e seus intervenientes.

SIEM – Conjunto de entidades com objetivo de – prestar assistência a vítimas de acidentes ou doença súbita. Integram esta entidade a PSP, a GNR, o INEM, os Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa, os Hospitais e Centros de Saúde.

Identificar o modo de ativar o sistema de emergência utilizando o número de emergência europeu (112).

O sistema de emergência começa quando alguém liga o número 112.

Ao ligar o número de emergência, este é atendido numa central da PSP, sendo depois encaminhada para o Centro de Orientação de doentes Urgentes (CODU) do INEM. Quando este aciona um meio de emergência procura a entidade mais perto do local da ocorrência.

Reconhecer o conceito de cadeia de sobrevivência e identificar os seus elos.

A Cadeia de Sobrevivência é um método simbólico que representa a maneira de atuar, de forma a salvar a vítima. O único resultado e objetivo para que todos lutam ao executar todos os passos da cadeia é no final ser “recompensado” com mais uma vida salva. Todos os elos devem ser executados com a mesma força de vontade, não adianta possuir o melhor Suporte de Vida Avançado se quem presencia o acidente não souber como funciona a linha de atendimento do 112.

A Cadeia de Sobrevivência e composta por quatro elos de extrema importância, o primeiro que compete a quem presencia a ocorrência e deve ligar o 112, o segundo é executar o Suporte Básico de Vida caso esteja habilitado para tal, o terceiro que compete aos paramédicos fazer SAV, e o quarto elo que será efetuado ao paciente no hospital.

Reconhecer a importância da cadeia de sobrevivência e qual o seu principio subjacente a cada elo.

Cadeia de Sobrevivência consiste em ações, em que cada elo articula o procedimento anteriormente efetuado com o seguinte. Esta cadeia é composta por quatro elos (Comunicar 112 / Suporte Básico de Vida / Desfibrilhação / Cuidados Avançados), que em funcionamento adequando é fundamental para que no final mais uma vida seja salva.

Quatro elos da Cadeia de Sobrevivência:

Acesso precoce: É o passo fundamental, para que a cadeia de sobrevivência seja ativado, este elo é fundamental para quem presencia a ocorrência saiba identificar a gravidade da situação e ligue de maneira eficaz para o 112. A incapacidade ou inaptidão nos dados que são fornecidos podem levar a perda de uma vida.

SBV precoce: Este deve ser executado no local do acontecimento e o mais rápido possível, isto se quem presencia o acontecimento tiver capacidade para tal. O SBV permite ganhar tempo mantendo a circulação e a ventilação na vítima até a chegada do socorro diferenciado que aplicará o SAV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com