TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECIDOS DO ELEMENTO DENTÁRIO

Casos: TECIDOS DO ELEMENTO DENTÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

TECIDOS DO ELEMENTO DENTÁRIO

Os dentes são formados, em grande parte, de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos.

Cada dente é formado pela coroa clínica e raizdentária. A coroa é revestida por esmalte e sob ele há a dentina, menos mineralizada que o esmalte, e protege a cavidade pulpar.

A polpa encerra vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo pouco espesso, com células nervosas especializadas.

A coroa, isto é, a camada dura do revestimento, recoberto de esmalte que protege o dente, pode apresentar duas ou mais protuberâncias em sua superfície mastigatória.

O esmalte, os materiais que formam o esmalte estão dispostos em prismas hexagonais microscópicos em sentido perpendicular à superfície do dente. Nessa formação entram o fosfato de cálcio, fosfato de magnésio e fluoreto de cálcio.

A raiz é revestida por cemento, e sob ele a dentina internamente à cavidade pulpar. Os ligamentos alvéolo-dentais prendem o dente ao maxilar, onde o osso da mandíbula lhe proporciona suporte e local para implantação. O ALVÉOLO é a estrutura de suporte do dente e por ser tecido ósseo possui cálcio. As gengivas são tecidos moles que cobrem o osso alveolar como um prolongamento das membranas mucosas da boca, lábios e maçãs do rosto.

Referência: Atlas de Anatomia de Cabeça e Pescoço / McMinn / Hutchings / Logan.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com