TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONCLUSÃO

Por:   •  23/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 9

                                                [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

NITERÓI

2

Milena luzorio simões

Plantas ornamentais toxicas intradomiciliares para cães e gatos

Projeto apresentado ao Curso de Medicina Veterinária da Instituição Anhanguera

Orientador: Cinthia Camilo


NITERÓI

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

As relações entre o homem e os animais domésticos sofreram grandes mudanças ao longo dos anos. O comportamento de apego e afeto foi um grande resultado desse processo evolutivo. Atualmente o número de cães e gatos como animais de estimação é crescente, comprovando a ideia de que a vida humana compartilhada com os animais está instituída como uma nova forma de convivência.  

Através dessa mudança os cães e gatos foram inseridos em diversos lares e passaram a ter cada vez mais contato com plantas ornamentais que são utilizadas na arquitetura interna e espaços externos devido a sua beleza. Muitas dessas plantas possuem um potencial toxico e quando seu princípio ativo é introduzido no organismo animal causam danos que afetam sua saúde e vitalidade desses seres.  

Os cães são mais predispostos a exposição a essas plantas, devido a sua avides por lamber e morder diversos objetos e materiais, principalmente durante a época da troca de dentição. Já os felinos, são bem mais seletivos na escolha de seus elementos para brincar, dessa forma a intoxicações é menos frequente nessas espécies. Os sintomas muita das vezes são inespecíficos e dependem do grau de intoxicação, da planta ingerida e da agilidade em buscar ajuda com o Medico Veterinário.

O envenenamento motivado pela ingestão de plantas toxicas vem sendo um grande problema na medicina veterinária, afetando desde animais de companhia até animais de grande porte, ocorrendo em qualquer época do ano e em toda expansão do Brasil. É papel do médico veterinário conhecer as plantas de sua região e suas patologias.

A eliminação de plantas toxicas do ambiente intradomiciliar é uma prevenção, como também a privação dos animais em ambientes que as mesmas estão sendo cultivadas. Além de tentar criar meios para que o animal não se sinta entediado são métodos que ajudam a cautela da intoxicação.

1.1 O PROBLEMA

Quais plantas ornamentais podem ter propriedades potencialmente tóxicas para animais de companhia (cães e gatos) simultaneamente intradomiciliados e como tratar a intoxicação.

2OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Mostrar a potencialidade de toxicidade e quais são as plantas ornamentais para cães e gatos intradomiciliares.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Descrever um breve histórico da domesticação animal e conceito da toxicologia veterinária e sua importância, assim como, descrever a importância do conhecimento a respeito das plantas com potencial tóxico.
  • Identificar as principais espécies de interesses toxicológico em ambiente domiciliar e discorrer sobre a patogenia, sinais clínicos, diagnóstico e diagnóstico diferenciais das intoxicações causadas por plantas em cães e gatos.
  • Explicar as consequências da ingestão das principais espécies de plantas tóxicas para cães e gatos e abordar o tratamento, prognostico, manejo e prevenção das intoxicações causadas por plantas em cães e gatos.

3 JUSTIFICATIVA

 Planta tóxica enquadra-se na relação de vegetais os quais são capazes de causar danos à vitalidade e saúde de humanos e animais domésticos. Devido as suas cores, texturas e formas exuberantes, muitas dessas plantas assumem um papel ornamental para humanos. Suas toxinas são produtos secundários parecendo estar envolvidas como adjuvantes no mecanismo de sobrevivência da planta. O reconhecimento dessas espécies vegetais por parte dos tutores de animais domésticos se torna fundamental na prevenção dos casos de ingestão acidental e desenvolvimento do quadro toxicológico.

Visto a grande utilização de plantas intra e peri domiciliares as quais possam ter um potencial tóxico, se faz necessário o reconhecimento das mesmas assim como a orientação dos tutores de animais evitando a de acidentes e assim possibilitando tratamento mais objetivo pelos médicos veterinários no caso de ingestão dessas plantas tóxicas.

Para um reconhecimento preciso dos problemas com plantas tóxicas deve-se ter familiaridade com as plantas da região, incluindo as de jardim e as plantas ornamentais presentes nas residências, e suas variações sazonais na concentração de substâncias tóxicas, objetivando conscientizar os tutores do risco de sua ingestão, possibilitando melhor identificação das espécies e seus princípios ativos, em função de um tratamento mais específico pelos médicos veterinários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com