TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PSICOLOGIA EM CONTEXTOS MÉDICOS

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ALBINO

CURSO DE MEDICINA

TRABALHO DE PSICOLOGIA EM CONTEXTOS MÉDICOS

Doenças ocasionadas pelo estresse

Olavo Ferreira Lopes Anjo n°78

Catanduva-SP

2019

Principais doenças ocasionadas pelo estresse

        No contexto do mundo atual tecnológico, capitalista e frenético, o dia a dia dos indivíduos é marcado pela pressão destes sempre estarem atualizados e produtivos. Com isso, há um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos, além da liberação de diferentes hormônios, esses acontecimentos são resultados do estresse.

        Com essas leves alterações no organismo, o estresse pode levar a diferentes doenças, como:

  • Alterações no sono, pois as mudanças no padrão hormonal causam interrupções que atrapalham a qualidade do descanso, assim, o indivíduo dorme demais ou muito pouco.
  • Depressão, já que o principal hormônio controlador do estresse é o cortisol, logo, quando esse hormônio aumenta muito, ocorre à diminuição de dois neurotransmissores: a serotonina e a dopamina. A redução dessas substâncias está fortemente associada à origem da depressão. Além disso, as alterações no sono também estão relacionadas com a depressão. 
  • AVC e Infarto, a pressão sanguínea e a frequência cardíaca aumentada facilitam o endurecimento das artérias e, consequentemente, a formação de coágulos que podem evoluir para essas doenças.

Com isso, percebe-se a relação do estresse com uma série de doenças, que além dessas citadas aqui, também se incluem doenças de pele, distúrbios alimentares, tensão muscular e ansiedade. Enfim, o é necessário identificar os sinais de estresse e buscar alternativas para tratá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com