TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho no contexto gibkogo nakopleniya e produção subaektivnosti

Tese: Trabalho no contexto gibkogo nakopleniya e produção subaektivnosti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  6.318 Palavras (26 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 26

O trabalho no contexto da acumulação flexível e a produção de subjetividade

Work in the context of flexible accumulation and subjectivity production

El trabajo en el contexto de la acumulación flexible y la producción de subjetividad

Jaqueline Tittoni* Jaqueline Perozzo Andreazza** Fúlvia da Silva Spohr***

Resumo

Este estudo trata da análise da subjetividade e do trabalho no contexto da acumulação flexível em que a flexibilização é uma de suas principais características, a precarização um de seus efeitos mais marcantes e o desemprego, uma importante manifestação. Nesse estudo exploratório, enfocamos os engendramentos da subjetividade, dos modos de trabalhar e de organizar a vida de trabalhadores administrativos do setor de recursos humanos da indústria metal-mecânica de um polo desenvolvido na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. As principais referências teóricas estão relacionadas à discussão sobre subjetividade e do trabalho e nas formulações foucaultianas sobre modos de subjetivação e ética. As análises das informações produzidas indicaram que o sujeito e o trabalho mostram-se “colados”, de modo que é o trabalho que define, orienta e organiza a vida dos trabalhadores, que ampliam a noção de flexibilidade aos seus modos de viver.

Palavras-chave: flexibilização do trabalho; precarização; recursos humanos; subjetividade.

Abstract

This is an analysis of subjectivity and work in the context of flexible accumulation. Flexibility is one of its main characteristics, precariousness is one of its most marking effects, and unemployment is one of its important manifestations. This exploratory study focuses on the creations

Texto recebido em fevereiro de 2009 e aprovado para publicação em agosto de 2009.

* Doutora e mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e-mail: jaquemin@terra.com. br.

** Mestra em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, graduada em Psicologia pela Universidade Caxias do Sul, e-mail: andreazza@brturbo.com.br.

*** Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, atualmente é pesquisadora voluntária em projeto de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e-mail: f.spohr@ig.com.br.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 166-183, ago. 2009 166

O trabalho no contexto da acumulação flexível e a produção de subjetividade.

of subjectivity, of ways of working and organizing Human Resources managers’ life in the metal-mechanic industry from a developed pole in the Northeast of Rio Grande do Sul State. The main theoretical references are related to the discussion of subjectivity and work, as well as to Foucault’s formulations concerning modes of subjectivation and ethics. The analysis of produced information indicated that subject and work are really closely connected, so that it is work that defines, guides and organizes the workers’ lives, because they extend the notion of flexibility to their ways of living.

Key words: Work flexibilization; Precariousness; Human Resources; Subjectivity.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo el análisis de la subjetividad y del trabajo en el contexto de la acumulación flexible donde la flexibilización es una de sus principales características, la precarización uno de sus efectos más predominante y el desempleo una importante manifestación. En ese estudio exploratorio, enfocamos los engendramientos de la subjetividad, de las maneras de trabajar y de organizar la vida de trabajadores administrativos del sector de recursos humanos de la industria metal- mecánica de un polo desarrollado en la región nordeste de la provincia de Rio Grande do Sul. Las principales referencias teóricas están relacionadas a la discusión acerca de la subjetividad y del trabajo y en las formulaciones foucaultianas sobre maneras de subjetivación y ética. Los análisis de las informaciones producidas resultaron que el sujeto y el trabajo se muestran “pegados”, de modo que es el trabajo que define, orienta y organiza la vida de los trabajadores, que amplían la noción de flexibilidad a sus maneras de vivir.

Palabras clave: Flexibilización del Trabajo; Precarización; Recursos Humanos; Subjetividad.

1 Introdução

Aanálise das configurações do modo de laborar contemporâneo indica que os efeitos da globalização e das tecnologias da informação e comunicação pressionam para o surgimento de modos flexibilizados de organização do trabalho sustentados pelo uso da força laboral, de forma polivalente, ágil, multifuncional. Este estudo, inscrito na discussão do trabalho contemporâneo, tem como base a noção de acumulação flexível (Harvey, 2006), de flexibilização do trabalho (Holzmann & Piccinini, 2006) e de trabalho imaterial (Lazzaratto & Negri, 2001), no qual se mostra a produção da relação produção-consumo

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 166-183, ago. 2009 167

Jaqueline Tittoni, Jaqueline Perozzo Andreazza, Fúlvia da Silva Spohr

na interface com as relações de serviços. O foco principal do estudo é a análise do sujeito que se produz no trabalho, levando em consideração que as práticas flexibilizadas de trabalhar e produzir demandam um novo perfil de trabalhador: com potencialidade para desenvolver diferentes habilidades e competências, flexível, comprometido, colaborador, polivalente.

Do ponto de vista da subjetividade, enfocamos o modo pelo qual os trabalhadores administrativos do setor de recursos humanos da indústria metal- mecânica experimentam as práticas e os regimes de verdade sobre o modo de laborar no qual se encontram inseridos. A partir da análise de como se produz esse trabalhador no contexto do trabalho flexível e reestruturado, analisamos alguns efeitos da flexibilização do trabalho nos modos de operar dessas pessoas. Para tanto, tomamos como referência o modo de laborar contemporâneo nos seus processos de flexibilização, reestruturação e precarização, bem como enfocamos o sentido social do trabalho e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com