TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE TÉTANO

Exames: TRABALHO SOBRE TÉTANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  716 Visualizações

Página 1 de 3

Tétano

Doença infecciosa aguda,não –contagiosa,causada por neurotoxinas produzidas por uma bactéria que invade as células nervosas do SISTEMA NERVOSO CENTRAL,provocando espasmos musculares e convulsões violentas.A contratura permanente se intensifica em consequência de:estímulos luminosos,tosse,micção,deglutição ou barulhos.O tétano pode surgir a partir de qualquer ferimento.

Patologia:

Bacilo clostridium tetani,bacilo gram-positivo,móvel,anaeróbico,sob condições desfavoráveis tem a capacidade de se transformar em esporo que assume uma resistência excepcional às condições ambientais.

Em condições de anaerobiose o esporo germina,assumindo a forma vegetativa com a capacidade de elaborar a exotoxina tetânica.É uma toxina neurotrópica tão forte e devastadora que só é superada em potência pela toxina botulínica.

Fisiopatologia:

A Bactéria que transmite o tétano é muito sensível,só pode sobreviver fora do contato com oxigênio(anaeróbio).Por isso assume a forma de esporo para aumentar suas condições de sobrevivência.Através de um ferimento na pele,queimaduras,ou outros tipos de lesões que rompam a pele,o esporo penetra no organismo e retorna a sua forma original de bacilo.Este se prolifera e passa a produzir toxinas que invadem o sangue,essas toxinas atacam as células nervosas que regulam os movimentos musculares.O processo de contração tetânica se espalha rapidamente em todos os músculos,provocando espasmos e contrações violentas e involuntárias.

Tipos De Tétano

*Tétano Acidental:os bacilos penetram nos ferimentos superficiais ou profundos,fraturas expostas,feridas cirúrgicas,abortos provocados por objetos perfurantes,fios cirúrgicos não esterilizados.É considerado tétano acidental quando a doença atinge crianças a partir do vigésimo oitavo dia de vida.

*Tétano Umbilical ou Neonatal:contaminação do coto umbilical pelo bacilo do tétano.É considerado tétano umbilical quando a doença atinge recém-nascidos até o vigésimo sétimo dia de vida.

Os bacilos do tétano ou seus esporos podem ser encontrados em:

*terra ou areia contaminados com fezes de animais e humanas

*águas putrefatas

*latas e pregos enferrujados

*espinhos

*nas folhas das plantas

*fezes de animais herbívoros

*agulhas não esterilizadas

*seringas de vidro

*instrumental cirúrgico não esterilizado ou mal esterilizado

Incidência do Tétano

*Acomete mais o sexo masculino,por causa da maior exposição dos homens aos traumatismos

*É mais comum nos meninos por causa das brincadeiras infantis que causam mais ferimentos

*Nos países em desenvolvimento atinge mais os recém-nascido,as crianças e os adultos jovens enquanto em países desenvolvidos atinge mais os idosos por que não foram vacinados na infância.

*Ocorre uma incidência muito alta em trabalhadores braçais.

*Maior incidência na zona rural

*Tem a maior incidência na população com nível sócio-econômico mais baixo.

*Em países subdesenvolvidos a doença ocorre com altos índices de morbidade e mortalidade.

*É uma doença que é fatal em quase 40% dos casos.

*Tem maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com