TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO Sobre BIOTECNOLOGIA

Tese: TRABALHO Sobre BIOTECNOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE NAZARÉ DA MATA-FFPNM.

ALUNA: ALEXSANDRA BENTO DE FREITAS

PROFESSORA: UBIRANY

DISCIPLINA: BIOTECNOLOGIA

TRABALHO

DE

BIOTECNOLOGIA

BIOPROSPECÇÃO

Desenvolvimento sustentável representa um dos maiores desafios para a humanidade e, em especial, para o Brasil. Ao longo de séculos, o modelo de desenvolvimento no país tem evoluído do extrativismo e da agricultura de subsistência para uma exploração agroindustrial intensa, com a aplicação de tecnologias modernas e, em muitos casos, com ocupação e utilização desordenada dos recursos do ambiente, o que coloca em risco a nossa rica biodiversidade.

Apesar de o desenvolvimento de um setor agroindustrial moderno , ainda ocorrem no país as queimadas, provocadas e espontâneas, que consomem grandes áreas de cobertura vegetal, além de ações antrópicas diversas que provocam degradação do solo e dos recursos hídricos, redução progressiva da vegetação nativa de diversos biomas, em especial a Floresta Atlântica, o Semi-Árido, o Cerrado e a Amazônia, a maior floresta úmida do planeta, que abriga um percentual significativo da diversidade biológica conhecida e porcentagem ainda maior das reservas de água doce do planeta.

A principal ênfase deste novo código de uso da biodiversidade é a conservação e o seu aproveitamento sustentável, através da regula- mentação do seu acesso, compreendendo modelos e formas de contratos, que reconheçam direitos de propriedade intelectual ou formas alternativas de proteção do conhecimento associado, incluindo aqueles relativos aos conhecimentos tradicionais. Bancos de Caracteres e Funções viabilizam o acesso à variabilidade genética de espécies silvestres, variedades tradicionais e coleções visando à organização de acervos de recursos de interesse do melhoramento genético e da biotecnologia. Estes acervos são constituídos por populações e suas progênies, que expressem de diferentes maneiras caracteres ou funções biológicas de interesse , sendo úteis para variabilidade aos programas de seleção, bem como para produção de estoques apropriados para estudos detalhados (genético-fisiológico-moleculares) das bases biológicas desses caracteres ou funções. Segundo este modelo, pode-se criar repositórios de variabilidade útil aos programas de melhoramento genético, prospecção de genes e estudos das bases biológicas de processos importantes como tolerância/ resistência a estresses bióticos e abióticos ou programas de diversificação de uso e agregação de valor como desenvolvimento de novos alimentos, matérias-primas e biomateriais aplicáveis a diversos ramos dos setores agroalimentar e agroindustrial.

Biotecnologia Aplicada à Prospecção e Uso de Serviços e Funções da Biodiversidade.

A revolução na base de conhecimentos dos sistemas biológicos a partir da biotecnologia moderna vem gerando novas e fascinantes oportunidades de inovação nas áreas da saúde, agricultura, meio ambiente, além de grandes avanços na base de conhecimentos no âmbito das ciências da vida. Este é um movimento global, e o acervo de conhecimentos sobre organismos vivos vem estimulando o desenvolvimento de novas vertentes de inovações . Apesar das atenções estarem muito centradas na produção e no uso de plantas geneticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com