TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUBERCULOSE

Trabalho acadêmico: TUBERCULOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 Resumo

2 Introdução

3 Tuberculose

3.1 Reações do Hospedeiro

3.2 Agentes Etiológicos

3.3 Tuberculose Primária

3.4 Tuberculose Secundária

4 Sintomas

5 Transmissão

5.1 Primoinfecçao Tuberculosa

5.2 Tuberculose Pós – Primária

6 Forma da Doençã

6.1 Tuberculose Pulmonar

6.2 Tuberculose Extrapulmonar

7 Diagnóstico

7.1 Baciloscopia do Escarro

7.2 Radiológico

7.3 Prova Tuberculúra

8 Prevenção

8.1 Fatores de Risco

9 Tratamento

10 O papel do Farmacêutico frente a Tuberculose

11 Conclusão

12 Referências Sites

13 Referências Bibliográficas

RESUMO

Objetivo: descrever o esquema do tratamento atual da tuberculose. A adesão ao tratamento representa um desafio no controle da tuberculose. Os fatores de proteção - interessem em se tratar e nível de informação sobre a doença - e o reconhecimento do uso de droga como fator de risco devem integrar estratégias de cuidado ao doente, buscando reduzir os índices de abandono para recuperação da saúde.

A tuberculose mantém-se como uma das mais significantes causas da mortalidade dos adultos, nos países em desenvolvimento. O bacilo da tuberculose configura-se como o maior agente isolado de morte entre as doenças infecciosas.

INTRODUÇÃO A TUBERCULOSE

Conhecida de longa data foi descrita morfologicamente por Laennec em 1800, quando foi associada à pobreza.

O Brasil sempre foi considerado um centro endêmico, nas últimas décadas, a tuberculose por causa de sua estreita associação com a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), continua sendo enfermidade de altas morbidades e mortalidades. Segundo estimativa da OMS, no mundo todo morrem, anualmente, quase 2 milhões de pessoas em consequência da doença.

A transmissão do agente etiológico (Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de koch - BK), os pulmões são, portanto, o primeiro local a entrar em contato com a bactéria e a sofrer lesões. A tuberculose representa uma doença da imunidade, ou seja, a capacidade de cada indivíduo de se defender contra um microrganismo.

Assim, condições que alteram as defesas do hospedeiro, como desnutrição, alcoolismo e fármacos imunossupressores, largamente utilizados na prática médica, podem ser tomados como o ponto de partida para a tuberculose pulmonar.

TUBERCULOSE

Reações do hospedeiro

A agressão por um microrganismo é seguida de uma reação inflamatória inespecífica, a fim de eliminar ou conter o agente invasor. Em geral, essa reação consegue bloquear a multiplicação da maioria dos agentes agressores.

O Mycobacterium tuberculosis possui em sua parede três componentes básicos, cada qual com determinada função na reação inflamatória: (1) lipídeos, que são responsáveis pela ativação de monócitos e macrófagos e sua posterior transformação em células epitelioides e células gigantes multinucleadas; (2) proteína (tuberculoproteína), que confere sensibilização ao bacilo e contribui para a formação de células epitelioides e células gigantes; (3) carboidratos, responsáveis pela reação neutrofílica.

Dependendo da carga inalada, alguns bacilos escapam dos mecanismos habituais de defesa e ganham acesso aos alvéolos, após vencerem os mecanismos defensivos usuais no trato respiratório superior e nos alvéolos. Por serem aeróbios, os bacilos localizam-se preferencialmente nas porções mais aeradas, podendo permanecer em estado latente nos ápices pulmonares. Dessa região, pode haver disseminação linfática ou hematogênica para outros órgãos isolados. Uma vez nos alvéolos e com todas as condições de aeração, inicia-se a sequência de reações descritas a seguir.

Agente Etiológico

É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria Mycobacterium

tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões,

mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e

meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Tuberculose primária

Ocorre em indivíduos que não tiveram contato prévio com o M. tuberculosis, é mais comum em crianças mas pode acontecer em adultos ou idosos que se mudam do ambiente rural, para as cidades, onde é maior o risco de contágio. O primeiro contato do bacilo com o indivíduo (priminfecção) determina diversas reações: exsudativa (nódulo exsudativo), produtiva (granuloma duro), produtivo-caseosa (granuloma com necrose caseosa), ou de cicatrização (nódulo calcificado).

Em 5 % dos casos, entretanto a primoinfecção não é contida, seja pela

deficiência no desenvolvimento da imunidade celular, seja pela carga

infectante ou pela virulência do bacilo. A tuberculose resultante da progressão

do complexo primário e que se desenvolve nos primeiros cinco anos após a

primoinfecção denomina-se Tuberculose primária.

As formas de tuberculose primária podem ser: ganglionares, pulmonares e

miliar que comprometem não apenas os pulmões, mas muitos órgãos como

rins, cérebro, meninges, glândula supra-renal e ossos, resultantes da

disseminação linfohematogênica do bacilo. Por contigüidade, ocorrem as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com