TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa

Dissertações: Tarefa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Diante do contexto estudado, visa a entender que a Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo poderemos entender um pouco sobre o conceito da psicologia na educação, pois e um ramo bastante importante para a vida de um ser humano ou uma criança, pois tudo que fazemos esta ligada ate mesmo o nosso fato de aprender. e isso esta baseado a três funções na mente de um ser humano Funcionalismo é um ramo na qual se destaca os processos mentais com a finalidade de se entender a mente de um ser humano que destacam os conteúdos consciente Associacionismo para entendermos e aprendemos alguma coisa complexa a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que ela estariam associadas a um processo de associação de ideias Estruturalismo tem a finalidade de estudar as funções e o processo mentais de uma conexão mecânica, porém, descartava a ideia de que a percepção (processo mental através do qual cada indivíduo percebe e interpreta o mundo) tenha alguma participação nesse processo.

DESENVOLVIMENTO

1. Para o Estruturalismo, a Psicologia pode ser entendida como o estudo dos elementos da consciência, assim os psicólogos deveriam analisar a mente humana com base em três elementos, sendo eles: estados de sensação, imagens e estados afetivos.

2. Para o funcionalismo, a consciência era compreendida com base em seu funcionamento, em função da adaptação ao meio. Essa escola da Psicologia surgiu no contexto da Revolução Industrial, do capitalismo e do pragmatismo existente na época.

3. Para o Associacionismo, a aprendizagem era interpretada em termos de conexões reais entre dois aspectos, sendo eles: estímulos e respostas. De acordo com essa escola psicológica, passou-se a acreditar em um conjunto causal de respostas, as quais seriam selecionadas por seus efeitos, de acordo com a Lei do efeito.

4. Para o Neobehaviorismo, o comportamento das pessoas localiza-se entre duas influências ambientais, são elas: antecedentes e consequentes. Sendo assim, o conceito mais relevante dessa abordagem à Psicologia é o conceito de reforço.

5. No Behaviorismo, o conceito de reforço positivo refere-se a oferecer algo desejável ao organismo e aumenta a probabilidade futura de resposta. O conceito de reforço negativo implica a retirada de algo indesejável ao organismo, aumentando, assim, a probabilidade futura de resposta.

6. O condicionamento clássico (do Behaviorismo) refere-se à aprendizagem de respostas emocionais e fisiológicas involuntárias, ou seja, automáticas, sendo que alguns dos conceitos elaborados por esta abordagem e relativos à aprendizagem são: a generalização, a discriminação e a extinção.

7. Um Behaviorismo menos radical do que o de Skinner é o de Bandura; a visão dele é mais cognitiva, remete ao nível do pensamento. A aprendizagem ocorre por meio do indivíduo, mediante a observação tanto do comportamento das outras pessoas, como de suas consequências.

8. A Psicologia da Gestalt trabalha com a percepção humana. Segundo os psicólogos da Gestalt, nós percebemos os objetos em um todo, na busca do que eles definiram como a boa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com