TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Exames: Tecido Epitelial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  976 Visualizações

Página 1 de 2

TECIDOS HISTOLÓGICOS

- Tecido Muscular: é formado por células especializadas e está relacionado com a movimentação.

- Tecido Nervoso: Apresenta células especializadas na geração e propagação dos impulsos nervosos, coordenando as atividades corporais.

Tipos de Tecidos:

Diferenciação celular

 Preparações histológicas – maior parte não é visualizada a olho nu

Amostras do tecido precisam ser preparadas e analisadas em MICROSCOPIO

Biologia Celular e Histologia

TECIDOS EPITELIAIS

Epitélio ou tecido epitelial (do latim epi+ grego thelium; acima do mamilo) é um dos principais grupos de tecidos celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo. As células epiteliais estão intimamente ligadas entre si (justapostas) e formam algumas glândulas

Origem do tecido epitelial

 O tecido epitelial origina-se da ectoderme, mesoderme ou endoderme.

 A epiderme, na parede interna do nariz e da boca, nas glândulas salivares e em glândulas anexas da pele, o tecido epitelial possui origem ectodérmica. Origem do tecido epitelial

 Os vasos sanguíneos, no revestimento interno do sistema urogenital e nas membranas que envolvem órgãos como o peritônio, as pleuras e o pericárdio originam-se da mesoderme.

 O revestimento interno do tubo digestivo e das vias aéreas, no fígado, no pâncreas, na bexiga, na tireóide e paratireóide são de origem endodérmica.

Origem do tecido epitelial

1. Revestir superfícies corporais, como a epiderme, que recobre a pele 2. Transporte transcelular de moléculas. 3. Secreção de muco, hormônios, enzimas etc. 4. Absorção de material a partir de um lúmen. 5. Secreção, como as glândulas (sudoríparas, sebáceas e etc). 6. Proteção dos tecidos subjacentes contra abrasão e outras agressões. 7. Controle do movimento de materiais entre os compartimentos do corpo através de permeabilidade seletiva das junções intercelulares. 8. Movimentação de partículas, como os epitélios ciliados do aparelho respiratório, que elimina partículas de sujeira e o epitélio ciliado das tubas uterinas, que movimenta o ovócito II\zigoto\embrião no sentido do útero. 9. Detecção de sensações através de células epiteliais modificadas (neuroepitélios): corpúsculos gustativos, retina, células pilosas do ouvido etc.

Tecidos Epiteliais: Características gerais - Funções

Principais funções

Revestimento – Pele

Absorção de moléculas – Intestino

Percepção de estímulos – Neuroepitélio olfatório

Contração – Células mioepiteliais

Secreção – Glândula mamária

Tecido epitelial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com