TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Casos: Tecido Epitelial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

TECIDO EPITELIAL

Tecido é um conjunto de células com as mesmas características.

A pele é um órgão.

Conceito; O tecido epitelial te as funções de revestir, proteger, absorver substancias e também função secretora no organismo animal.

As células do tecido epitelial

As células que compõem o tecido epitelial são extremamente unidas, são justapostas, existindo assim pouca substancia intersticial, são células que compõem o tecido epitelial, as pavimentosas (são achatadas e formam o tecido epitelial da pele), cubica, colunares.

Quanto a sua organização;

Tecido epitelial simples; que é composto por uma única camada de células, geralmente serve para absorver ou trocar substancias com outro tecido

Tecido epitelial pseudoestratificado; embora também seja composto por uma única camada de células, as mesmas tem posições aleatórias no tecido e dão a impressão de existir mais de uma camada que reveste o sistema respiratório.

Tecido epitelial estratificado; Que é formado por várias camadas de células é encontrado em locais que precisam ser protegidos, no caso da pele, com a proteína creatina.

O tecido epitelial é avascular ou seja não contem vasos sanguíneos

O tecido epitelial é dividido em duas formas;

Tecido epitelial de revestimento; o qual é responsável pelo revestimento externo e interno dos organismos animais

Tecido epitelial secretor;

É o segundo tipo de tecido, sua além de ser revestidora forma glândulas, produzem e eliminam substâncias necessárias nas superfícies do tecido. Estas glândulas podem ser exócrinas (eixos, fora), que tem origem através de um canal ou ducto e lança o produto de secreção na superfície ou seja eliminam suas secreções para fora do corpo ou para a cavidade dos órgãos, tais como: as sudoríparas, as lacrimais; outras conduzem a secreção para um órgão oco com as salivares e o pâncreas.

GLÂNDULAS EXÓCRINAS

As glândulas exócrinas possuem diversas formas de classificação. Citaremos aqui algumas delas.

Classificação quanto à ramificação do ducto:

Glândulas simples

Possuem apenas um ducto secretor não ramificado. Ex.: glândulas de Lieberkühn, encontradas no duodeno, no jejuno, no íleo e no intestino grosso; glândulas sudoríparas, encontradas na pele.

Glândulas compostas

Possuem um sistema de ductos ramificados que permite a conexão de várias unidades secretoras com um ducto. Ex.: glândula mamária e glândulas de Brunner, encontradas no duodeno.

Classificação quanto a forma de unidade secretora:

Glândulas tubulares

A unidade secretora possui a forma de um ducto. Ex.: glândulas de Lieberkühn, encontradas no duodeno, no jejuno, no íleo e no intestino grosso; glândulas sudoríparas, encontradas na pele; glândulas fúndicas, encontradas no estômago; glândulas esofágicas, encontradas no esôfago; glândulas cárdicas, no estômago e no esôfago.

Glândulas acinares ou alveolares

A unidade secretora possui um aspecto mais arredondado. Apesar de modernamente os dois termos designarem o mesmo tipo de glândula, por uma questão de tradição o epitélio exócrino do pâncreas é exclusivamente denominado epitélio exócrino acinar. Ex.: glândulas sebáceas, encontradas na pele e ácinos serosos do pâncreas.

Glândulas tubuloalveolares

São glândulas que possuem os dois tipos de unidades secretoras, tubulares e alveolares. Ex.: glândula mamária e glândula submandibular.

Classificação quanto ao tipo de substância secretada:

Glândulas mucosas

Produzem uma secreção viscosa e escorregadia, que não se cora pelo HE. Ex.: glândula sublingual, que é mista, predominantemente mucosa.

Glândulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com