TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Epitelial

Trabalho Escolar: Tecido Epitelial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  941 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

O tecido epitelial glandular ou secretor é constituído por várias células epiteliais glandulares que possuem como principal função produzir e liberar secreções tanto para o meio interno quanto para o meio externo. Estas secreções podem ser viscosas e escorregadias (mucosas), aquosas e límpidas (serosas), como também podem ser a mistura de secreções mucosas e serosas (mista).

Quando agrupadas em grande número as células epiteliais glandulares formam estruturas denominadas glândulas. Alojadas no interior das glândulas as células epitelias glandulares podem sintetizar, armazenar e secretar várias substâncias tais como proteínas (pâncreas), lipídios (adrenal e glândulas sebáceas) ou complexos de carboidratos e proteínas (glândulas salivares). As glândulas mamárias merecem destaque por conseguirem sintetizar todas as três substâncias (proteínas, lipídios e carboidratos).

Podemos classificar as glândulas, quanto ao número de células, em unicelular (a secreção é produzida por célulasespecializadas ocasionais, como as células caliciformes muco-secretoras) ou multicelular (a secreção é elaborada por agrupamentos de células). As secreções produzidas pelas glândulas podem ser expelidas tanto para o meio externo, quanto para o meio interno. Portanto, elas são classificadas em glândulas exócrinas e glândulas endócrinas respectivamente. A principal diferença entre estes dois tipos de glândulas é que as glândulas endócrinas não possuem ductos (tubos), ao contrário das glândulas exócrinas, que os têm, e os utilizam para transportar suas secreções para locais específicos.

As glândulas endócrinas também referidas como glândulas de secreção interna, eliminam suas secreções (hormônios) diretamente na corrente sanguínea. Como exemplo pode-se citar as glândulas da tireóide, glândulas adrenais e hipófise.

As glândulas endócrinas podem ser de dois tipos: Glândula endócrina do tipo cordonal (As células deste tipo de glândula organizam-se formando cordões maciços. Exemplo: hipófise e paratireóide) e Glândula endócrina do tipo folicular ou vesicular (As células deste tipo de glândula organizam-se formando vesículas. Exemplo: Tireóide).

Já as glândulas exócrinas também referidas como glândulas de secreção externa, eliminam suas secreções na superfície do corpo (glândulas sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas) ou na superfície de revestimento de órgãos que se comunicam com o meio externo como a boca (glândulas salivares). Quando a glândula exócrina possui apenas um ducto (tubo) ela é chamada de glândula exócrina simples. Caso tenha dois ou mais ductos é chamada de glândula exócrina composta.

Quanto ao formato das células, as glândulas exócrinas se subdividem em: Glândula tubulosa (Contém células epiteliais glandulares em forma de túbulo), Glândula arredondada (Possui células epiteliais glandulares com porção secretora arredondada) e Glândula alveolar (Células epiteliais glandulares com porção secretora com formato semelhante a um triângulo).

As glândulas exócrinas também podem ser classificadas quanto a sua porção secretora em: Glândula holócrina (junto com a secreção saem também às células que a produziram), Glândula merócrina (apenas lança o produto de secreção) e Glândula apócrina (juntamente com a secreção sai o ápice das células que compõem a glândula).

Ambas as glândulas (endócrina e exócrina) são oriundas do epitélio de revestimento, durante o desenvolvimento embrionário. A glândula exócrina por conter os ductos (tubos) mantém comunicação com seu epitélio de origem. Já a glândula endócrina não mantém comunicação com o epitélio de origem.

Fontes:

http://acd.ufrj.br/labhac/epitelioglandular.htm

http://www.medcenter.com/medscape/content.aspx?id=25958&langType=1046

http://www.icb.usp.br/mol/2-3epitelio3.html 3

http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/memb2.htm 3

CARACTERÍSTICAS DO TECIDO EPITELIAL

As principais características do tecido epitelial são:

1. Suas células mantêm muito pouco espaço entre si, portanto, são justapostas.

2. Suas células estabelecem muitas junções intercelulares com as células epiteliais vizinhas.

3. Há muito pouco material extracelular entre as suas células.

4. A forma de suas células é bastante diversa, desde achatada até piramidal, passando por cúbica e cilíndrica.

5. O tecido epitelial em princípio não contém vasos sanguíneos. São raros os epitélios que possuem vasos no seu interior. As suas células estão sempre apoiadas sobre um tecido conjuntivo no qual existem vasos sanguíneos e linfáticos que fornecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com