TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tegumento

Seminário: Tegumento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Seminário  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Dá-se o nome de tegumento a tudo aquilo que reveste externamente o corpo dos animais, conferindo proteção ao organismo contra desidratação, hidratação excessiva, ação dos raios ultravioletas emitidos pelo sol, microrganismos patogênicos, choques mecânicos, entre outros. Pode apresentar apenas pelos, como nos mamíferos; penas, como nas aves e escamas nos peixes. Nos vertebrados, a pele, que é constituída de epiderme (externa) e derme (interna).

funções

Proteção das estruturas internas

Percepção sensorial

Termo regulação

Excreção

Metabolismo

Absorção

classificação de feridas

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas.

etiologia

As feridas são classificadas segundo diversos parâmetros, que auxiliam no diagnóstico, evolução e definição do tipo de tratamento, tais como cirúrgicas traumáticas e ulcerativas.

Feridas Cirúrgicas: provocadas por instrumentos cirúrgicos, com finalidade terapêutica, podem ser: Incisivas: perda mínima de tecido; Excisivas: remoção de áreas de pele.

Feridas traumáticas: provocadas acidentalmente por agentes que podem ser: Mecânicos: prego, espinho, por pancadas; Físicos: temperatura, pressão, eletricidade; Químicos: ácidos, soda cáustica; Biológicos: contato com animais, penetração de parasitas.

Feridas Ulcerativas: lesões escavadas, circunscritas, com profundidade variável, podendo atingir desde camadas superficiais da pele até músculos. As úlceras são classificadas conforme as camadas de tecido atingido

diferentes tipos de pele

Temos diferentes tipos de pele que apresentam características próprias e necessidade de cuidados diários específicos.

5 tipos de pele :

Pele normal

Pele seca

Pele oleosa

Pele mista

Pele sensível

Saber identificar o tipo de pele é essencial para escolher os produtos cosméticos e evitar complicações, como alergias e manchas na pele

tatuagem

Um profissional da área da tatuagem necessita possuir o conhecimento sobre as estruturas e funcionamento da pele para que possa avaliar melhor a aplicação da tinta e para que compreenda o processo de cicatrização, podendo assim estabelecer melhores cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com