TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tegumentos em outros vertebrados

Resenha: Tegumentos em outros vertebrados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Resenha  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Tegumentos nos outros vertebrados

Peixes - a epiderme, é formada por camadas de células, contendo muitas glândulas mucosas, que produzem um secreção viscosa e semitransparente (muco, que corresponde a glicoproteínas) que diminui o atrito com a água facilitando o deslocamento do amimal. As escamas protetoras são de origem dérmica nos peixes ósseos e são placóides de origem dermo-epidérmica nos peixes cartilaginos.

Anfíbios - a epiderme apresenta muitas glândulas mucosas lubrificando a parede do corpo e a camada de queratina é muito delgada (animais de "pele nua"), características que permitem que a pele, sempre úmida, seja a principal via respiratória (respiração cutânea). Alguns anfíbios apresentam glândulas de veneno no dorso, as paratóides, encontradas no sapo.

Répteis - o tegumento é destituído de glândulas e apresenta espessa camada de queratina em placas e escamas. Em alguns répteis, em particular cobras e lagartos, a pele (com escamas) sofre desgaste e é renovada (muda) periodicamente. Do ponto de vista evolutivo foram os primeiros vertebrados a conquistarem definitivamente o ambiente terrestre, pois com a espessa camada córnea, suportam bem o clima quente sem desidratar, fato que não se observa nos anfíbios.

A derme apresenta cromatóforos, células com pigmentos de várias cores, que contribuem para a mudança de cor de alguns deles (camaleão), favorecendo a camuflagem.

Aves - o tegumento apresenta como anexos: penas, glândulas uropigeana (na cauda), placas ( queratina espessada nas penas) e esporas (em alguns machos - condensação de queratina). As penas são queratinizadas e retêm entre si uma camada de ar, que é importante na manutenção da temperatura corporal (isolante térmimico), atração e identificação sexual e vôo. A glândula uropigeana produz secreção oleosa que a ave espalha nas penas com o bico, o que mantém as penas impermeáveis; tal glândula é mais desenvolvida nas aves aquáticas.

Nas aves existem várias regiões de tecido adiposo abaixo da derme que constituem uma terceira camada a hipoderme. Essa camada ajuda a manter a temperatura corporal constante, em tomo de 41 a 42ºC.

Mamíferos - o tegumento apresenta como anexos exclusivos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas e ainda, os pelos, que atuam como isolante térmico, sendo ricos em queratina. Outros anexos não glandulares, são ricos em queratina, como: unhas, cascos, cornos e chifres, esses últimos são também calcificados e se ramificam (alce e veados).

________________________________________

Tegumento nos invertebrados - o tegumento dos invertebrados é constituído de somente uma camada de células.

Alguns invertebrados, como os artrópodes, apresentam esqueleto na superfície do tegumento que sofre renovação nas ecdises.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com