TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teias E Cadeias

Exames: Teias E Cadeias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS SÃO LUIS/MARACANÃ

Lisa Lasley Sousa Matias Viana T:31

BIOLOGIA:

Teias e cadeias alimentares

Lisa Lasley Sousa Matias Viana T:31

BIOLOGIA:

Teias e cadeias alimentares

Trabalho para obtenção de nota

do 4º bimestre de Biologia

apresentado à IFMA.

Orientadora: Profº Khey Albert

INTRODUÇÃO

Os seres de um ecossistema se organizam de modo relativo à sua alimentação: Essas são relações costumam ser dominados por teias alimentares. Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. A teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares.

Cadeias alimentares são sequências alimentares. Uma cadeia alimentar é a série linear de organismos pelo quais flui a energia captada por seres autotróficos

Organismos autótrofos

São assim chamados todos os organismos que têm a capacidade de transformar a matéria inorgânica em matéria orgânica, normalmente, utilizando a luz solar e produzindo o oxigênio. Têm essa capacidade todos os fotossintetizantes e quimiossintetizantes (que ao invés da luz solar, utilizam substâncias químicas oxidadas).

Exemplo de Teia Alimentar

DESENVOLVIMENTO

Cadeia Alimentar é o percurso de matéria e energia em vários níveis tróficos, ou seja: a cada grupo de organismos com necessidades alimentares semelhantes quanto à fonte principal de alimento:

Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.

Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.

Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, tais como fungos e bactérias.

Exemplo de cadeia alimentar:

Alga > crustáceo > peixe > tubarão > fungos e bactérias

Produtor > Cons. primário > Cons. secundário > Cons. terciário - Decompositores

Animais herbívoros - Os herbívoros pertencem ao segundo nível da teia alimentar. Estes animais são conhecidos como consumidores primários, pois se alimentam diretamente dos produtores.

Animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com