TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Conceito de Saúde

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Data: 30/11/2015

Tema: Conceito de Saúde

“é um estado (pois não é fixo e está em constante mudança) de bem estar que leva em conta todas as áreas da vida do ser (corpo, social, espiritual, etc) e que é influenciada tanto por fatores internos quanto por fatores externos.”

Antes do início do componente a discussão sobre o conceito de saúde já estava permeando minhas reflexões. Essa citação acima foi minha resposta a indagação sobre “O que é saúde?” no componente “Estudos em Saúde Coletiva”, essa resposta foi dada sem qualquer leitura bibliográfica prévia, sendo assim, considero meu conhecimento inicial sobre o conceito de saúde.

Após a aula e a discussão dos grupos, o que se pode perceber é que o conceito de saúde sobre influências contexto cultural, social, político e econômico, sendo assim foi bastante modificado durante o tempo. Passei ter uma visão mais ampla sobre a saúde, para além da ausência de doença, para além do silêncio dos órgãos e para além do completo estado de bem estar biopsicossocial e normativo que impõe as pessoas o “ser saudável ou não”.

Diante disso, sabendo que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, também fui levado a refletir sobre o papel do Estado e dos profissionais da saúde enquanto representantes do Estado em diversas situações na conscientização dos pacientes sobre o que é saúde, para que este possa ter a autonomia em suas decisões sobre a saúde.

 

REFERÊNCIAS

SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde. Physis,  Rio de Janeiro,  v. 17, n. 1, p. 29-41, abr.  2007

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com