TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Conceito de análise criminal e contribuições para a segurança pública

Por:   •  21/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  290 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum: 1º Fórum de Conteúdo - Módulo I

Descrição:

Por que fazer análise criminal?

Tema: Conceito de análise criminal e contribuições para a segurança pública.

Contextualização: A análise criminal envolve o uso de métodos estatísticos, por meio dos quais tratam as informações para tentar conhecer as causas que determinam o fenômeno da segurança pública, buscando identificar no resultado final, quais influências cabem a cada uma dessas causas. Conforme preconiza Clarke & Eck, 2007, há resultados efetivos de redução da incidência criminal com emprego de estratégias orientadas para solução de problemas.

Enunciado: De acordo com o conteúdo do Módulo I, o que você entende por análise criminal e nesse contexto, cite e explique pelo menos uma contribuição que ela oferece para a segurança pública.

Recomendação: leitura do Módulo 1.

Período: de 26/06 a 15/07/2018.

Com um visão ampla do sistema, entende-se que  análise  criminal envolve uma série de elementos para formular resultados, dentre estes menciona-se muito estudo, que comina em levantamento de dados, revelando através de mapas, tabelas e gráficos a realidade criminal da região estudada.

Com base no que foi supracitado,  observa-se que a  análise criminal contribui de forma efetiva na gestão de segurança pública, esses conhecimentos estatísticos apontam um perfil regional, assim, permite vislumbrar ações inerentes a segurança pública, tratando as causas, através de projetos sociais, ou ainda com atuação policial, afim de sanar ou diminuir os índices criminais da localidade.

O programa Fica Vivo, realizado na cidade de Belo Horizonte é um exemplo que vem funcionando, mostrando resultados positivos, nos últimos 6 anos, vêm reduzindo os índices de criminalidade, através da conjugação de esforços das organizações de Segurança Pública, com serviço policial, em sinergia com projetos sociais, através de criação de oficinas de trabalho e áreas de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (30.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com