TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenia Saginata

Trabalho Universitário: Tenia Saginata. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 8

O relacionamento entre seres vivos visa dois aspectos fundamentais: abrigo e obtenção de nutrientes. Os níveis de relacionamento variam do benefício mútuo ao desenvolvimento de uma patologia. Os tipos de relacionamento entre diversos tipos de seres vivos são extremamente amplos e variáveis com a formação de interacções e interdependências dinâmicas. Pode-se afirmar que nenhum ser vivo é capaz de sobreviver independentemente de outro. No meio ambiente, os seres vivos estão em contínuo processo de adaptação mútua, ou seja, de co-evolução.

Segundo NEVES (1974), “entende-se por parasitas intestinais, organismos que têm como habitat o trato gastrointestinal humano provocando ou não doença”. Os organismos, parasitas intestinais obrigatórios são classificados em dois grandes grupos: os Protozoários, que compreendem organismos unicelulares eucariontes e os Metazoários (helmintos), que compreendem organismos pluricelulares.

Portanto, no presente trabalho abordar-se-á sobre os metazoários intestinais de maior interesse médico, são eles: T. solium e T. saginata

Até ao fim do trabalho alcançar-se-á os seguintes objectivos:

1.1. Objectivos

1.1.1. Geral

 Fazer uma abordagem teórica sobre o estudo dos principais cestoides intestinais.

1.1.2. Específicos

 Conhecer os principais cestoides intestinais (T. solium e T. saginata);

 Conhecer as doenças por elas causadas;

 Descrever os ciclos de vida desses parasitas;

 Conhecer a cadeia epidemiológica das principais doenças.

1.2. Metodologia

Para a realização deste trabalho usou-se como fonte a busca de informações pela internet com auxílio da sala da biblioteca virtual, onde recolheu-se as informações inerentes ao tema em estudo, o grupo sentou e fez a síntese das informações. Também fez-se algumas consultas bibliográficas em alguns manuais.

2. Estudo da Taenia saginata e Taenia sollium

Os cestódeos mais frequentemente encontrados parasitando os humanos pertencem a família Taenidae, na qual são destacadas T.solium e T. saginata, essas espécies, popularmente conhecidas como solitárias (NEVES (1974),

2.1.Sistemática dos cestoides

 Reino: Animalia

 Sub-reino: Metazoa

 Filo: Platyhelmintes

 Classe: Cestoda

 Ordem: Cyclophyllida

 Família: Teniidae

 Género: Taenia

 Espécies: T. saginata e T. sollium

2.1. Características gerais dos cestoides

Os cestoides ou cestoídeos (do grego kestos, fita e eidos, semelhantes) são vermes platelmitos de corpo alongado em forma de fita. Podem medir de alguns milímetros a muitos metros de comprimento ou seja tem tamanho variado ”, DIAS (2010).

São endoparasitos desprovido de epiderme, de cavidade geral e de sistema digestivo, circulatório e respiratório.

As ténias assim denominadas porque parecem uma fita longa e chata, divididas em segmentos denominados proglotes ou proglotides. A ténia adulta no intestino humano pode apresentar 9m de comprimento. A cabeça de ténias ou escólex, possui, uma estrutura com ventosas utilizadas para fixar ou prender o verme a parede intestinal”, (MICHAEL, 1996).

Cada proglote madura da ténia contém um sistema reprodutivo sexual completo, com ambos os órgãos reprodutivos, femininos e masculinos (hermafroditas). Exemplo: Taenia saginata, Taenia sollium e Taenia echinocuccus .

 Todos são parasitas;

 Simetria bilateral e corpo achatado dorsoventralmente;

 Sistema nervoso simples e sistema excretor.

De acordo com DIAS (2010), “os cestoides causam as cisticercoses. Eles alcançaram o maior desenvolvimento do parasitismo do grupo dos Platelmintes. Todas as cerca de 3.500 espécies descritas são endoparasitas, altamente especializadaos”.

Pois, para além do corpo protegido por um tegumento, das estruturas de fixação, o seu trato digestivo desapareceu na totalidade e em seu lugar desenvolveram-se órgãos reprodutores ( testículos e ovários).

O tegumento é que absorve os alimentos provenientes do hospedeiro. Cada segmento separado tem uma capacidade extraordinária de multiplicação, (IBID).

As ténias são endoparasitas no intestino de muitos vertebrados; seus ciclos de vida requerem um a dois (ou mais) hospedeiros intermediários, dentre artrópodes e vertebrados; não existe alternância de gerações.

2.2. Principais representantes da classe dos cestóides

2.2.1. Taenia sollium

a) Fisiologia e Estrutura

Quando ingerimos a carne de porco contendo uma larva denominada cisticerco, a fixação do escólex com as suas quatro ventosas musculares e cerca de ganchos s infecção no intestino, WALTER (2001).

O parasita inicia a produção de proglotes até o desenvolvimento de um estróbilo de proglote, cujo rompimento pode atingir vários metros,

Os proglotes sexualmente maduros contém ovos, no caso de um deste proglotes ser eliminado pelas fezes, estes podem contaminar a água e vegetação ingerida pelos suínos. Já nos suínos os ovos transforma-se numa forma larvar de seis ganchos, denominada oncosfera, esta penetra na parede intestinal e migra na circulação para atingir os tecidos, (IBID). Já nos tecidos transforma-se em cisticerco, ficando desta forma o ciclo completo.

b) Hospedeiros

 Intermediário: Porco

 Definitivo: Homem

c) Epidemiologia

Afirma Walter (2001), “a infecção por T. sollium está directamnte relacionada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com