TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenia solium

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 2

Taenia solium e Taenia saginata.

Vermes cestódeos que apresentam o corpo em forma de fita, sendo que a T. solium pode atingir cerca de 8 m de tamanho e a T. saginata, 12 m. O suíno e o bovino são os hospedeiros intermediários. O gênero Taenia pertence à família Taenidae, à classe Cestoidea e à ordem Cyclophyllidea.

Ciclos

  • Taenia solium

O ciclo se inicia com a eliminação de proglotes grávidas da tênia adulta (que vive no intestino delgado do homem) junto às fezes em locais sem saneamento básico, os ovos contaminam o ambiente e, estes, são ingeridos pelos suínos. Esses ovos vão para o estomago onde se tornam larvas oncosfericas e então migram para o intestino delgado, onde perfuram a mucosa intestinal por meio de seis ganchos. Pela corrente sanguínea alojam-se na musculatura e fígado do porco transformando-se em larvas (cisticercos).

Ao comer a carne contaminada o indivíduo ingere o cisticerco com o embrião e inicia-se um novo ciclo. Neste novo ciclo, o cisticerco se desenvolverá no intestino delgado do homem até tornar-se verme adulto, e por auto-fecundação se tornará gravida e começará a eliminar novamente proglotes maduras e com ovos.

  • Taenia sagianta

O verme adulto reside no intestino delgado dos humanos onde se fixa por uma estrutura chamada escólex. Produzem proglotes que se engravidam, destacam-se do verme e migram para o ânus ou saem com as fezes. Cada proglote grávida são liberadas com as fezes. Os ovos podem sobreviver por meses até anos no ambiente. A ingestão de vegetação contaminada pelos ovos (ou proglotes) infesta o hospedeiro intermediário (bovinos). No intestino do animal, os ovos liberam a oncosfera, que evagina, invade a parede intestinal e migra para os músculos estriados, onde se desenvolve no cisticerco. A ingestão de carne crua ou mal passada com cisticerco infesta os humanos. No intestino humano, o cisticerco se desenvolve 2 meses depois no verme adulto, que pode sobreviver por mais de 30 anos.

Principais diferenças entre a T. solium e T. saginata

  • Ambas pertencem à família Taenidae, porem a T. solium hospeda somente em suínos, é de maior importância pois no ser humano pode causar a cisticercose.
  • T.saginata pode causar cisticercose apenas nos bovinos. Em humanos vive no intestino causando a teníase;
  • T. solium possuem em seu escólex (cabeça) ganchos para aderência, enquanto a T. saginata possui ventosas;

Ciclos esquematizados:

[pic 1]                                [pic 2]

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (215.9 Kb)   docx (119 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com