TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tenia ou Solitária

Por:   •  29/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]            FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

TÊNIA

CRISTINA CANDIDO RA

DANIELE CRUZ  GONÇALVES – RA 6283239937

DEIVID OLIVEIRA – RA

DIVANIA VICENTE - RA

MARIANA FRESCHINETTI – RA 6698417872

MARIA SANDRA MONTEIRO – RA 6801439594

NATALIA SOARES – RA 6695399466

PEDRO THIAGO CARRARA – RA 6824505536

PROFESSORA: MICHELE GRANATO BRASILEIRO

DISCIPLINA: PARASITOLOGIA

4º SEMESTRE - ENFERMAGEM

SETEMBRO/2014

Características gerais

 Tênia ou solitária, é o nome popularmente conhecido dados aos vermes platelmintos das ordens Pseudophilidae e Ciclophylidae, que pertencem à classe Cestoda, que inclui vermes parasitas de diversos animais vertebrados, inclusive do homem. A Taenia solium e a Taenia saginata são as mais conhecidas por parasitarem o intestino delgado do homem. Os seus hospedeiros intermediários são o porco, no caso da Taenia solium, o boi no caso da Taenia saginata. Além de ser o hospedeiro definitivo, quando tem o lúmen do intestino parasitado, (de forma quase sempre benigna) causando a doença Teníase, o homem também pode se tornar hospedeiro intermediário, sendo acometido por uma doença mais grave, a Cisticercose, somente determinada pela Taenia solium.

As tênias são platelmintos que têm reprodução sexuada. São hermafroditas, isto é, possuem os dois sexos presentes no mesmo indivíduo. Não há fêmeas ou machos, e cada proglótes colabora com óvulos e com espermatozóides, ocorrendo então a fecundação no interior de cada proglótes.

As tênia existem em todo o mundo, e são os parasitas mais comuns, sendo que existe maior incidência em países que há abates clandestinos e sem inspeção das carcaças.

A T. Solium mede de 3 a 5 metros de comprimento. A cabeça é provida de quatro ventosas e o rosto armado com dupla coroa de ganchos. Além da cabeça, possui pescoço e o estróbilo ou corpo com as proglotes. As proglotes se dividem em jovens, maduras e grávidas, estando esta ultima repleta de ovos. As proglotes grávidas medem 1cm de comprimento por 0,7 de largura. A T. saginata mede de 6 a 7 metros e não possui ganchos no rosto.

A eliminação das proglotes no caso da T. soluim não pode ser observada, sendo misturada com as fezes. Já as proglotes da T. saginata são notadas pelo hospedeiro por serem eliminadas ativamente do organismo com movimentos perceptíveis.

As tênias podem viver por muitos anos no intestino delgado do homem. No caso da T. Soluim, podem ser eliminadas de 3 a 6 proglotes diariamente. Cada proglote contem cerca de 30.000 á 50.000 ovos. Cada proglote grávida da T. saginata contém em torno de 80.000 ovos, sendo que um paciente parasitado pode contaminar o meio ambiente com cerca de 700.000 ovos por dia.

Ciclo biológico

As proglótides localizadas na extremidade da cadeia são as mais maduras e são mais compridas que largas. Os ovos são libertados quando a proglótide se destaca do animal no lúmen intestinal ou no exterior quando a proglótide se desintegra. São eliminadas com as fezes humanas. Os animais que se alimentam com água, de detritos (porco) ou erva (vaca) contaminados são infectados. Nestes animais ou acidentalmente no homem os ovos eclodem no intestino, gerando oncosferas, e penetram na mucosa intestinal, e disseminam-se pelo sangue até os tecidos, onde se enquistam principalmente no músculo, fígado e cérebro. Quando o homem come esta carne mal cozida infectada, a larva se aloja no seu intestino e aí se desenvolve, dando a origem a uma tênia adulta, fechando o ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com