TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Ensaios: Teologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 4

Teologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, questionamento sobre alguma coisa ou algo"), no sentido literal, é o estudo sobre a divindade.

A origem histórica do termo em questão nos remete à Hélade, também chamada de Grécia Antiga. Era utilizada inicialmente para descrever o trabalho de muitos poetas, que tentavam dar uma noção de como eram os deuses. Os teólogos eram os que faziam poesias sobre os deuses e sobre seus feitos, suas virtudes, suas emoções, sua vida particular e também seus vícios e erros. Entretanto, não era uma análise sobre os deuses e, sim, uma narração dos feitos deles que se pareciam com os feitos humanos e as virtudes dos mesmos. Somente na Idade Medieval é que o termo deixou de lado o conceito poético e passou a ser considerado como assunto de inquirição existencial e filosófica.

Partindo do princípio da definição hegeliana do termo "teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas.

Evolução do termo[editar]

No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo cristão- protestante suíço Karl Barth definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus". O termo "teologia" foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo "A República", para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:

Teologia como o ramo fundamental da filosofia, também chamada "filosofia primeira" ou "ciência dos primeiros princípios", mais tarde chamada de metafísica por seus seguidores;

Teologia como denominação do pensamento mitológico imediatamente anterior à filosofia, com uma conotação pejorativa e, sobretudo, utilizada para referir-se aos pensadores antigos não filósofos (como Hesíodo e Ferécides de Siro).

Santo Agostinho tomou o conceito de teologia natural da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de M. Terêncio Varrão, como única teologia verdadeira dentre as três apresentadas por Varrão: a mítica, a política e a natural. Acima desta, situou a Teologia Sobrenatural (theologia supernaturalis), baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior. A teologia sobrenatural, situada fora do campo de ação da Filosofia, não estava subordinada, mas sim acima da última, considerada como uma serva (ancilla theologiae) que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.

Teodiceia, termo empregado atualmente como sinonimo de "teologia natural", foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras (chamada "Ensaio de Teodiceia. Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal"), embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.

Na tradição cristã (de matriz agostiniana), a teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como teologia sistemática ou teologia dogmática.

A teologia é fortemente influenciada pelas mais diversas religiões e, portanto, existe a teologia hindu, a teologia budista, a teologia judaica, a teologia católica-romana, a teologia islâmica, a teologia protestante, a teologia mórmon, a teologia umbandista, entre outras.

Ver também[editar]

Teologia cristã

Teologia sistemática

Teologia moral

Teologia prática

Teologia natural

Teologia liberal

Teologia gnóstica

Teologia espiritual

Teologia da prosperidade

Teologia da libertação

[Esconder]

v • e

Religião

Maiores grupos

Abraâmicas:

fé bahá'í Cristianismo Anglicanismo Catolicismo Igreja do Oriente Igreja Ortodoxa Ortodoxia Oriental Protestantismo Mormonismo Drusos Islamismo Sunismo Xiismo Sufi Ahmadiyya Coranismo NOI Judaismo Conservador Haymanot (etíope) Caraísmo Ortodoxo Reformista Mandeísmo Rastafári Samaritanismo

Indianas:

Budismo Theravada Mahayana Vajrayana Hinduismo Arya Samaj Ayyavazhi Lingayat Ravidassia Shaktismo Xivaísmo Vixnuísmo Jainismo Sikhismo

Iranianas:

Zoroastrismo Mazdak Mitraísmo Yazidi Zurvanismo

Ásia Oriental

Confucianismo Shinto Taoismo Zen Hoa Hao Cao Dai Muísmo

Modernas

Cheondoísmo Cientologia Discordianismo Neodruidismo Eckankar I-Kuan Tao Moralismo Neopaganismo New Age Novo Pensamento Raelianismo Seicho-no-ie Stregheria Tenrikyo Thelema Unitário-Universalismo Wicca

Étnica:

Africanas Afro-americanas Afro-brasileiras Afro-cubanas Afro-latino-americanas Bön Chinesa

Antigas religiões

Pré-história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com