TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Morte E Teologia

Ensaios: Morte E Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos pensar em duas dimensões teológicas para a morte: a morte física e a morte espiritual

Morte física: finitude da vida

Morte espiritual: separação de Deus

No Antigo Testamento acompanhamos três fases a partir da concepção antiga de morte. A saber:

a) Evento natural que se dá no fim da vida

b) Morte vista como passagem de um estado material para outro superior

c) Pecado introduz a morte como punição.

A. Impossibilidade de dispor da própria vida, vivente é mortal, deuses são imortais. Termo entendido como conclusão da vida naturalmente. Para os gregos o fim da existência e aniquilamento do ser humano.

B. Morte e imortalidade começam a se apresentar expressões de fé na imortalidade, discussões do ponto de vista filosófico, aparecimento do conceito dualista corpo/alma.

C. Morte vista como punição de Deus pela culpa da pessoa humana.

Para o NT portanto, a morte não é um processo natural, mas um evento histórico que coloca às claras a existência da pessoa humana como ela é, na sua realidade única e irrepetível. Sendo a morte conseqüência histórica do pecado do ser humano, deve-se levar em conta a profunda ligação existente entre a morte humana e a de todos os seres viventes não humanos, numa palavra, o cosmo como criação de Deus.

O SIGNIFICADO DA MORTE DE CRISTO. O sentido da morte é dado por Cristo que veio no meio de nós, assumindo a nossa condição humana, realizando o plano salvífico do Pai, submetendo-se à morte para reconciliar toda a humanidade com Deus e dar um sentido de vida a tudo aquilo que foi submetido ao pecado e à morte. Cristo fez isso como vencedor da morte e do pecado com sua ressurreição. A morte humana portanto, é o morrer do cristão como um morrer com Cristo (Rm 6, 8), um morrer no Senhor (1Cor 15,18).

O modo de morrer hoje, diferente do período medieval, onde a morte era preparada, sentida, hoje nos afastamos da morte, prevalece um medo geral até da lembrança do ente que morreu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com