TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Necessidades Humanas Básicas

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Das Necessidades Humanas Básicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  2.895 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Enfermagem busca o aprimoramento dos conhecimentos embasados na ciência, portanto, desenvolveu conceitos e teorias visando uma explicação de seus eventos referentes ao universo natural.

A teoria não diz como agir, mas diz o que acontecerá atuando-se de certa maneira, sendo um guia para coleta de fatos, na busca de novos conhecimentos e que explica a natureza da ciência.

Wanda Horta desenvolveu o núcleo central do seu trabalho que constituiu na elaboração de vasta fundamentação teórica para a enfermagem culminando com a elaboração da Teoria nas Necessidades Humanas Básicas. A intenção de Wanda Horta era de procurar desenvolver uma teoria que pudesse explicar a natureza da enfermagem, definir seu campo de ação específico, sua metodologia científica. Esta teoria foi fundamentada nas necessidades humanas básicas conforme descrito na teoria da motivação humana de Maslow, nas leis do equilíbrio¸que refere que todo o universo se mantém por processos de equilíbrio dinâmico entre os seus seres; lei da adaptação: onde todos os seres do universo interagem com seu meio externo buscando sempre formas de ajustamento para se manterem em equilíbrio; e a lei do holístico, que propõe que o universo é um todo, o ser humano é um todo, a célula é um todo, esse todo não é mera soma das partes constituintes de cada ser.

A Teoria das Necessidades Humanas Básicas foi desenvolvida com preocupação com a prática não reflexiva e dicotomizada da enfermagem bem como uma tentativa de unificar o conhecimento científico da enfermagem para proporcionar-lhe autonomia e independência. Com os trabalhos de Horta, enfatizou-se o planejamento da assistência, na tentativa de tornar autônoma a profissão e de caracterizá-la como ciência, por meio de implementação do Processo de Enfermagem em todo o Brasil. (SILVA; FREIBERGER; VALE; et al, 2011)

TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS

Toda a ciência deve determinar seu ente concreto, descrevê-lo, explicá-lo e predizer sobre ele. Na ciência de enfermagem considera-se ente concreto a necessidade humana básica que faz parte de um ser: o ser humano. Como o ser humano não pode ser objeto de nenhuma ciência ôntica, resta aos cientistas determinar os entes que o têm como habitáculo. Assim é o caso específico dos entes da enfermagem, isto é, as necessidades humanas básicas. (HORTA, 1979)

Segundo Horta (1979), necessidades humanas são estados de tensão, conscientes ou inconscientes, resultantes dos desequilíbrios homeodinâmicos dos fenômenos vitais. Quando ocorrem condições ou situações em que o indivíduo¸ família e comunidade apresentam-se, por algum motivo, em desequilíbrio destas necessidades básicas e que tal ocorrência exija resolução, a enfermagem realizará sua atuação profissional.

A teoria das Necessidades Humanas Básicas apóia-se e engloba leis gerais como a do equilíbrio (homeostase ou homeodinâmica), da adaptação e do holismo. Os seus conceitos centrais identificados são: Enfermagem, Ser humano, Ambiente, Saúde/Doença, Necessidades Humanas Básicas, Assistir e Cuidar em Enfermagem.

De acordo com a teoria, enfermagem visa assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de modo a torná-lo independente desta assistência, pela aplicação do cuidado, ensino do autocuidado, recuperação, manter e promover a saúde em colaboração cm outros profissionais. (RODRIGUES, MARIA, 2009)

Ser humano está expresso como um todo dinâmico, um ser que se distingue dos demais seres do Universo pela sua capacidade de reflexão, por ser dotado de poder de imaginação e simbolização que pode unir presente, passado e futuro, como membro de uma família e de uma comunidade e como elemento participante ativo no seu autocuidado. (RODRIGUES, MARIA, 2009)

Saúde é um estado e um processo de equilíbrio e de bem estar fisiológico, social, psicológico e espiritual dentro de um contexto cultural específico, enquanto doença é o processo resultante do desequilíbrio entre estas dimensões, que afeta o bem estar do ser humano. (RODRIGUES, MARIA, 2009)

Ambiente é o meio em que se vive e pelo qual se é influenciado.

Wanda Horta se fundamentou na Teoria sobre a motivação humana de Maslow, em que o mesmo se baseou nas necessidades humanas básicas para desenvolvimento de sua teoria, as quais foram hierarquizadas em cinco níveis: Necessidades fisiológicas; de segurança; de amor; de estima; de auto-realização.

Prefere-se utilizar na enfermagem a denominação de João Mohana: necessidades de nível psicobiológico, psicossocial e psicoespiritual; os dois primeiros níveis são comuns todos os seres vivos nos diversos aspectos de sua complexidade orgânica, mas o terceiro nível por enquanto e dentro dos conhecimentos atuais é característica única do homem. (HORTA, 1979)

Quadro 1. Classificação das Necessidades Humanas Básicas segundo denominação de João Mohana.

Todas estas necessidades estão intimamente inter-relacionadas, uma vez que fazem parte de um todo, o ser humano. É fundamental que se integre o conceito holístico do homem, ele é um todo indivisível, não é soma de suas partes. (HORTA, 1979)

Quando a necessidade se manifesta no homem, a mesma o faz por surgimento de sinais e sintomas que, em enfermagem, denominam-se problemas de enfermagem. Para que o profissional de enfermagem atue utilizando da Teoria de Wanda Horta, é necessário que ele utilize de ações sistematizadas e sequenciais que visam o cuidado de enfermagem ao indivíduo, família e comunidade (MIGUEL, 2011), para avaliar quais necessidades humanas básicas estão afetadas a partir dos problemas de enfermagem detectados. Desta maneira, a autora da teoria utiliza do processo de enfermagem para que tal ação venha a ocorrer.

Segundo MIGUEL (2011) o processo de enfermagem representa um instrumento de planejamento e execução dos cuidados de enfermagem. É um método usado por enfermeiros para coletar dados, planejar e implementar e avaliar o cuidado. Tal instrumento é constituído por:

Histórico de enfermagem

É o roteiro sistematizado para o levantamento de dados do ser humano (significativos para o enfermeiro) que tornam possíveis a identificação de seus problemas. (HORTA, 1979). Tem como propósito estabelecer dados sobre o nível de saúde/doença, identificar práticas de saúde e determinar a história da doença, expectativas e objetivos. A coleta de dados pode ser realizada através da história de enfermagem (entrevista), exame físico de enfermagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com