TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dos Erros

Ensaios: Teoria Dos Erros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria dos Erros

1_Objetivo

Determinar o volume de um prisma retangular e o valor de ¶.

Esta primeira experiência tem mais dois objetivos. O primeiro é aprender a utilizar dois instrumentos de medida direta: a escala (régua) e o paquímetro. O segundo objetivo é se familiarizar com os conceitos fundamentais da teoria de erros, que se constitui numa ferramenta essencial para o tratamento de dados experimentais.

2_Introdução

As grandezas físicas são determinadas experimentalmente por medidas ou combinações de medidas. Essas medidas têm uma incerteza intrínseca que advém das características dos equipamentos utilizados na sua determinação e também do operador. Assim, a experiência mostra que, sendo uma medida repetida várias vezes com o mesmo cuidado e procedimento pelo mesmo operador ou por vários operadores, os resultados obtidos não são, em geral, idênticos.

É grande a influência da habilidade do operador na qualidade da medida, mesmo quando a medida se resume a efetuar apenas uma leitura de escala, há precauções a serem tomadas como, por exemplo, para evitar o ERRO DE PARALAXE que significa o deslocamento aparente de um objeto, quando se muda o ponto de observação. Para minimizar este tipo de erro, quando se observa um índice que não está situado exatamente no plano de graduação (tais como termômetros e instrumentos de escala com ponteiros), deve-se então observar na direção vertical (normal) à escala. No caso de uma escala crescente da esquerda para a direita, se a observação é oblíqua, com o observador à direita em relação ao ponteiro, sua leitura dará um valor maior que o esperado. Se o observador estiver à esquerda, a leitura será errada, pois o valor será menor que o aferido pelo instrumento.

Ao fazermos à medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza e quando este resultado vai ser aplicado é freqüentemente necessário saber com que confiança podemos dizer que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entendê-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. Também devemos utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado. A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que é o objetivo da chamada “Teoria dos Erros”.

TIPOS DE ERROS

Enganos ou erros grosseiros - Causados por inépcia ou distração do observador ou operador do computador, utilizar a iluminação errada, leitura errada do instrumento, registro incorreto, entrada irregular de dados no computador, etc. Este tipo de erros é inevitável, no entanto deve garantir-se pelo menos a sua detecção.

3_Material Utilizado

- paquímetro

- paralelepípedo de madeira

- 10 tiras de papel

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com