TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Dos Erros

Trabalho Universitário: Teoria Dos Erros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

É conveniente definir o significado dos termos medição, medidas, dos experimentais e resultados experimentais.

Medição é o ato ou efeito de medir. (Domiciano,J.B., Juraltis K. R., 2003).

Medida é o termo usado para se referir o valor numérico em unidade padrão resultante de uma dada medição. .( Domiciano, J. B., Juraltis K. R., 2003).

Dados experimentais são valores obtidos nas medidas diretas. ( Domiciano,J.B., Juraltis K. R., 2003).

Resultados experimentais geralmente são os valores obtidos após serem realizados cálculos com dados experimentais, podendo ser obtidos de duas maneiras: através de medições diretas ou de medições indiretas. .( Domiciano,J. B., Juraltis K.R., 2003).

Um dos princípios básicos da física é que não se consegue medir uma grandeza física com precisão absoluta, ou seja, “qualquer medição, por mais bem feita que seja, é sempre aproximada.”

De acordo com o principio descrito no parágrafo anterior, o valor verdadeiro da grandeza, pois este nunca é conhecido com tal certeza. Chama-se valor verdadeiro ou valor do mensurado ao valor que seria obtido se a medição da grandeza fosse feita de maneira perfeita e com instrumentos perfeitos. Quando um resultado deve ser aplicado ou registrado é necessário saber com que confiança se pode dizer que o numero obtido representa grandeza física. O valor medido ou o resultado deve ser expresso e associado ao erro, desvio ou incerteza de medida, utilizando uma representação em uma linguagem universal, fazendo com que seja compreensível a outras pessoas.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

Aprender a usar ferramentas básicas para medidas de comprimento; conhecer e identificar o numero de algarismos significativos nas diferentes medidas realizadas; adquirir noções sobre “precisão” a partir das diferentes ferramentas utilizadas; diferenciar medições diretas e indiretas , calcular grandezas indiretas, aplicando a propagação de erro.

2.2 Objetivos Específicos

Após avaliarmos qual dos instrumentos (paquímetro ou micrometro) é mais preciso e adequar o instrumento á situação apresentada podemos iniciar nossas medições e estudos.

Existem vários campos de aplicação para esse experimento que estamos realizando, não só na vida acadêmica ou na vida laboral quando iremos usar os determinados equipamentos para descobrimos as medidas de uma determinada peça ou, por exemplo, para calcular a medida de uma rosca para tubulação de gás ou até uma amostra de suporte em aço para granito utilizado nas fachadas de prédios residências ou empresariais.

.

3 MATERIAIS UTILIZADOS

3.1 Caneta (considerar um cilindro; foram feitas 30 leituras de medições que foram utilizadas para fazer os cálculos).

(Imagem 1.1- caneta)

3.2 Esfera (uma bola de gude; foram feitas 30 leituras de medições de seu diâmetro que foram utilizadas para fazer os cálculos ).

(Imagem 1.2- bola de gude)

3.3 Fio de cabelo (considerar um cilindro; foram feitas 30 leituras medições de seu diâmetro que foram utilizadas para fazer os cálculos).

(Imagem 1.3- fio de cabelo)

4 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

4.1 O paquímetro

O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. (VIANA, prof. Sérgio, 2009)

Imagem 1.4 -(Fonte: www.sergioviana.com.br)

1 Orelha fixa

2 Orelha móvel

3 Nônio ou venier (polegada)

4 Parafuso de trava

5 Cursor

6 Escala fixa de polegada

7 Bico fixo

8 Encosto fixo

9 Encosto móvel

10 Bico móvel

11 Nônio ou venier (milímetro)

12 Impulsor

13 Escala fixa de milímetro

14 Haste de profundidade

O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. (Prof. Sérgio Viana, 2009)

O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:

0,05 mm, 0,02 mm, 1/128" ou 0,001". (Prof. Sérgio Viana, 2009)

As superfícies do paquímetro são planas e polidas, e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20ºC. (Prof. Sérgio Viana, 2009)

4.1.2 PRINCÍPIO DO NÓNIO

Tal como já se referiu atrás, a escala do cursor é então chamada de nónio ou vernier, tendo esta designação sido atribuída em virtude de se pretender homenagear os seus considerados dois inventores, o Português Pedro Nunes e o Francês Pierre Vernier.

No sistema métrico, entre outras possibilidades, existem paquímetros em que o nónio possui 10 divisões equivalentes a 9mm (milímetros). Significa isto que há, portanto, entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel, uma diferença de 0.1mm. Entre o 2º traço da fixa e o 2º da móvel, 0.2mm. Entre o 3º traço da fixa e o 3º da móvel, 0.3mm e assim sucessivamente até ao 10º traço de cada uma delas onde a diferença é de 1.0mm. (www.ebah.com.br-PublicadoporFilipeAntunes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com