TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Erros

Artigo: Teoria De Erros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 6

Layout do relatório

FORMATO (TIPO DE PAPEL, TAMANHO DE FONTE, MARGENS)

- Formato A4 (21,0 x 29,7 cm);

- Texto cor preta;

- Ilustração pode ser colorida;

- Fonte tamanho 12 para o texto;

- Fonte tamanho 10 para citação longa, nota de rodapé, legenda e paginação;

- Fontes (Times New Roman ou Arial);

- Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm, direita 2cm;

- Parágrafo com recuo de 2cm;

- Citação longa (+ 3 linhas) com recuo de 4 cm.

ESPACEJAMENTO:

- Espaço 1,5 - todo o texto;

- Dois espaços de 1,5 - separando cada título e subtítulos do texto que os precede e os que sucedem;

- Espaço simples para - citação longa, nota de rodapé, referências, legendas;

- Dois espaços simples - entre uma referência e outra.

PAGINAÇÃO:

- As folhas do trabalho devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos. A contagem será feita a partir da folha de rosto. A numeração, no entanto, deve aparecer somente a partir da primeira folha textual (introdução) e sendo consecutiva até o final do trabalho;

- De acordo com a NBR 14724 o número da página deve aparecer no canto superior direito da folha, a 2cm da borda superior. (ABNT, 2005, p.8).

SUMÁRIO

- Usaremos a NBR 6027, da ABNT.

REFERENCIAS

- Será usada a NBR 6023 da ABNT.

CITAÇÕES

-Citações diretas, indiretas, citação de citação, será usada a NBR 10520 da ABNT (2002)

NORMAS USADAS: NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028 de (2003); NBR 6029 de (2006); NBR 6034 de (2004); NBR 10520 de (2002) e NBR 14724 de (2005) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

OBS: AS MEDIDAS OBTIDAS DURANTE A EXPERIMENTAÇÃO DEVEM ESTAR DE ACORDO COM O SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES, SALVO SE O PROFESSOR SOLICITOU OUTRAS UNIDADES.

SEGUE ABAIXO O MODELO QUE SERÁ UTILIZADO

Faculdade Estácio de Sá

Curso: Engenharia de produção.

Disciplina: Física experimental II.

Professor: Lucas Corrêa de Almeida.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Alunos do 3º período:

Nome do(s) aluno(s) - matrícula

Albert Einstein – 61035

Isaac Newton - 62090

Vila Velha

Abril / 2013

Albert Einstein

Isaac Newton

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Física experimental II curso de Engenharia de Produção da Faculdade Estácio de Sá ministrado pelo Professor Lucas Corrêa de Almeida.

Vila Velha

Abril / 2013

SUMÁRIO

Deverá conter a numeração das páginas a que pertencem o conteúdo acima descrito.

OBJETIVO 3

INTRODUÇÃO 3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3

MATERIAIS UTILIZADOS 3

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3

RESULTADOS 4

CONCLUSÕES 4

OBJETIVO

O objetivo desta prática é realizar medidas diretas, considerando os erros experimentais e obter resultados secundários a partir destas medidas, aplicando a teoria de propagação de erros. Também serão apresentados instrumentos de medição e sua forma de utilização.

INTRODUÇÃO

Para se realizar uma medição qualquer, dispomos hoje de vários instrumentos cada qual com sua escala, unidade de medida e precisão. De acordo com a situação encontrada, devemos determinar qual instrumento será utilizado de modo a fornecer os resultados mais adequados.

Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá algum fator que ocasionará uma diferença entre o valor medido e o valor real. Devido á essa diferença, denominada erro, temos de aplicar os conceitos de Teoria de Erros para expressarmos o resultado de modo a não apresentá-lo como valor exato e sim, um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados. Essa faixa é estipulada de acordo com as particularidades da situação em questão. Normalmente, ao realizarmos uma medida, o fabricante do instrumento já fornece os valores dessa faixa de erro e quando não, devemos considerar metade da menor unidade de medida do instrumento como sendo tal faixa.

O Paquímetro é um instrumento usado para medições de precisão milimétrica e pode ser usado para medições de diâmetro (interno e externo) de superfícies esféricas pequenas e também para medição de altura e profundidade de determinados materiais. Pela sua eficiência em demonstrar áreas ou dimensões pequenas este instrumento tem suas limitações.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao expressar uma medida, deve-se sempre considerar que haverá um erro de algum dos seguintes tipos:

a) Erro Sistemático:

Os erros sistemáticos podem ocorrer por diversos motivos. Podem ocorrer pelo uso de um instrumento mal calibrado ou com defeito, como um cronômetro que atrasa.

Podem ocorrer pelo mau uso de um instrumento, com um erro de operação sempre repetido. Podem ocorrer pelo uso de um instrumento em condições inapropriadas, como quando se usa um paquímetro em situações ambientais de altas temperaturas.

E assim por diante. O experimentador pode e deve evitar esse tipo de erro ou deve saber corrigir os dados experimentais de modo a eliminar seus efeitos.

b) Erro Aleatório:

Os erros aleatórios são inerentes ao processo de medida e se originam de flutuações imprevisíveis nas condições ambientais, dos instrumentos de medida e da própria natureza humana do experimentador. No experimento do volante sobre a calha, podemos identificar alguns erros aleatórios como, por exemplo, aqueles associados ao tempo de reação do experimentador e ao seu julgamento quanto ao instante em que o volante inicia seu movimento e quanto ao instante em que ele alcança cada posição escolhida.

MATERIAIS UTILIZADOS

-Paquímetro

Figura 1: Nomeclatura dos elementos do paquímetro

- Cilindro

Figura 2: Cilindro 1 Figura 3: Cilindro 2

- Esfera Metálica

Figura 4: Esfera metálica

- Calculadora

Figura 5: Calculadora

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1. Faça cinco medidas do diâmetro do cilindro 1 com o paquímetro, anote os resultados obtidos, faça o calculo do valor médio e o desvio médio absoluto para as medidas. Expresse suas medidas e seus cálculos na tabela 1.

Tabela 1: Dimensões do cilindro 1.

Medida Diâmetro externo (mm) Diâmetro externo (pol.) Altura (mm) Erro do instrumento (mm) Erro do instrumento (pol.)

1

2

3

4

5

Valor médio (milímetros) Desvio médio absoluto (milímetros)

Valor médio (polegadas) Desvio médio absoluto (polegadas)

2. Faça cinco medidas do diâmetro do cilindro 2 com o paquímetro, anote os resultados obtidos, faça o calculo do valor médio e o desvio médio absoluto para as medidas. Expresse suas medidas e seus cálculos na tabela 2.

Tabela 2: Dimensões do cilindro 2.

Medida Diâmetro externo (mm) Diâmetro externo (pol.) Diâmetro interno (pol.) Diâmetro interno (mm) Altura (mm) Altura (pol.) Erro do instrumento (mm) Erro do instrumento (pol.)

1

2

3

4

5

Valor médio (milímetros) Desvio médio absoluto (milímetros)

Valor médio (polegadas) Desvio médio absoluto (polegadas)

2. Faça cinco medidas do diâmetro da esfera metálica com o paquímetro, anote os resultados obtidos, faça o calculo do valor médio e o desvio médio absoluto para as medidas. Expresse suas medidas e seus cálculos na tabela 3.

Tabela 1: Dimensões do cilindro 3.

Medida Diâmetro (mm) Diâmetro (pol.) Erro do instrumento (mm) Erro do instrumento (pol.)

1

2

3

4

5

Valor médio (milímetros) Desvio médio absoluto (milímetros)

Valor médio (polegadas) Desvio médio absoluto (polegadas)

4. Calculo da área e o volume de cada sólido e expresse o resultado, com o valor médio e o desvio médio absoluto na tabela 4.

RESULTADOS E CONCLUSÕES (Uma pagina única para a conclusão)

Separe por itens: a) Valores obtidos (valores medidos); (b) Cálculos e resultados dos cálculos; (c) Gráficos. Colocar em tabelas (na vertical) os dados experimentais; explicitar os cálculos salientando os principais resultados e apresentar os gráficos com as respectivas curvas de ajustes. As figuras e tabelas possuem número e legenda que devem ser citadas no texto; as legendas devem ser autoexplicativas.

Deve conter uma análise dos resultados onde são discutidos todos os resultados obtidos. Analise os gráficos e principalmente os parâmetros obtidos a partir das curvas de ajuste. Busque sempre uma conexão entre as partes experimental e teórica discutindo as possíveis discrepâncias.

A conclusão deve estar ligada diretamente ao(s) objetivo(s). Salientar os principais resultados obtidos no experimento. A leitura da Introdução e da Conclusão deverá dar ao leitor uma percepção global do trabalho.

BIBLIOGRAFIA

EXEMPLOS:

[1] Pimentel, C.A.F. Laboratório de Física I. Apostila para escola Politécnica. IFUSP 1980.

[2] Hennies, C.E; Guimaraes, W.O.N e Roveris, J.A. – Problemas experimentais em Física I vol. I Ed. Unicamp 1986.

[3] Instrumentação para Metodologia Dimensional: Utilização, manutenção e cuidados – Mitutoyo do Brasil Indústria e Comercio Ltda. – 20 – 03 / 90.

...

Baixar como  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »