TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toxicidade Dos Cations

Pesquisas Acadêmicas: Toxicidade Dos Cations. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 2

CÁTIONS E ÂNIONS

As+3: A forma trivalente apresenta uma grande afinidade para os grupos sulfidrilo de proteínas e enzimas, causando inibição de uma grande variedade de processos oxidativos intracelulares. Com isso, é gerado um déficit na produção celular de ATP e um aumento da produção de peróxido de hidrogênio que, por sua vez, pode causar stress oxidativo e produção de espécies reativas de oxigênio. Com o passar do tempo, o excesso desse elemento causa câncer de pele e de fígado. A intoxicação por arsênio também provoca o aparecimento de feridas na pele que não cicatrizam, podendo aparecer gangrenas, danos a órgãos vitais e finalmente a morte.

Cr+3: É o estado de oxidação mais estável e encontrado naturalmente em nosso organismo. O Cr+6 é reduzido em nosso organismo a Cr+3, por ser menos tóxica e mais facilmente excretada. Porém, os radicais livres formados durante essa redução são carcinógenos.

Hg+2: Ambos os sais HgCO3 e HgSO4 são altamente tóxicos. São corrosivos para os olhos, pele e trato respiratório. Sofrem fotólise e pirólise, liberando vapores que podem ser inalados. As substâncias afetam o trato gastrointestinal, pois são corrosivas ao serem ingeridas. Bioacumulam-se, principalmente, no fígado e rins, resultando em lesões nesses tecidos. A longo prazo, atacam o sistema nervoso central bem como o periférico resultando em ataxia, distúrbios sensoriais e de memória, tremores e fraqueza muscular. Também levam a deterioração dos rins e fígado. Os compostos de mercúrio II são extremamente prejudiciais à vida aquática.

Cu+2 (Cobre): possui como sintomas, agitação, espasmos, convulsões, paralisia e coma. Contatos prolongados com essa substância levam a doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e danos ao fígado e rins.

Ba+2: é absorvido pelo organismo, interferindo com a bomba de sódio-potássio causando paralisia dos músculos, inclusive do coração, do sistema respiratório e causando severos danos ao sistema nervoso central.

Ca+2: Não é tóxico, inflamável e corrosivo. Não é agressivo ao meio ambiente deve-se apenas evitar penetração em curso de água natural. Não é perigoso se ingerido ou inalado em pequenas quantidades.

Referência Bibiográficas

http://www.areaseg.com/toxicos/mercurio.html

http://www.fisiculturismo.com.br/artigo.php?id=168

http://nutricao.blogspot.com/

http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mIII.fase3.htm

http://www.areaseg.com/toxicos/mercurio.html

http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_15453.php

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2767u6.jhtm

http://laboratoriosescolares.net/docs/ManualSegurancaLabsEscolares/fichasdeseguranca/60_sulfatodemercurio.pdf

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0405/arsenio/arsenio_ficheiros/Page1121.htm

http://www.cpact.embrapa.br/fispq/pdf/CarbonatodeCobreII.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com